O prêmio da Bola De Ouro vai ser entregue pela revista francesa “France Football” no próximo dia 30 de outubro, segunda-feira. Também chamado de Ballon d’Or, o troféu já foi erguido por quatro brasileiros na história.
Nascida em 1956, a premiação demorou 39 anos para ser aberta a jogadores que não fossem europeus e logo no primeiro ano o liberiano George Weah foi o vencedor. Um ano depois, Ronaldo ficaria a dois votos do prêmio, que finalmente chegou ao Brasil em 1997.
Quais brasileiros já venceram a Bola de Ouro?
- Quatro brasileiros já foram premiados com a Bola de Ouro, totalizando cinco títulos entre eles: Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká. O Fenômeno foi o único que venceu mais de uma vez e tem dois troféus.
Ronaldo – 1997 e 2002
O jovem atacante brasileiro havia vencido o prêmio de Melhor Jogador do Ano da FIFA em 1996, mas não levou a Bola de Ouro naquele ano. Foi na temporada seguinte, aos 21 anos, que ergueu seu primeiro prêmio da France Football.
Ele atuava pela Inter de Milão em 1997, sua primeira temporada no clube italiano, quando bateu Predrag Miijatovic, do Real Madrid, e Zinedine Zidane, da Juventus, para levar o prêmio.
Cinco anos depois, passadas longas batalhas de uma lesão no joelho, o Fenômeno foi artilheiro da Copa do Mundo e, recém-chegado ao Real Madrid, levou o prêmio pela segunda vez, mesmo tendo jogado apenas 10 partidas pela Inter na temporada 2001/02.
Rivaldo – 1999
O segundo brasileiro a vencer a Bola de Ouro foi Rivaldo, em 1999. Curiosamente, essa foi a única vez que o meia-atacante apareceu entre os três melhores da votação.
Atuando pelo Barcelona, o jogador de 26 anos foi campeão espanhol, marcou 27 gols na temporada pelo clube e foi campeão da Copa América com a seleção brasileira. Ele bateu a competição de David Beckham e Andriy Shevchenko.
Ronaldinho Gaúcho – 2005
O Bruxo também tem apenas uma Bola de Ouro, conquistada em 2005 – apesar de ter vencido o prêmio de Melhor Jogador do Mundo pela Fifa em 2004, ano em que a Ballon d’Or foi para Shevchenko.
Ronaldinho é um dos jogadores mais reverenciados do Barcelona e, em 2005, vivia seu auge técnico e plástico. Foi campeão de LaLiga e da Copa das Confederações com a Seleção naquele ano, vencendo a dupla da Premier League Lampard e Gerrard no prêmio.
Kaká – 2007
O último brasileiro a vencer a Bola de Ouro foi Kaká. Essa também foi a primeira e única vez que o meia havia aparecido no pódio, apesar de figurar no top-10 em outros anos.
O ex-jogador do São Paulo também ficou marcado como o primeiro jogador a vencer Cristiano Ronaldo e Lionel Messi na disputa do prêmio, feito que só ocorreria em 2018, quando Luka Modric foi o vencedor. O brasileiro foi o campeão e artilheiro da Champions League de 2007.
Brasileiros no pódio da Bola de Ouro
Além dos títulos, brasileiros integraram o pódio do prêmio em outras seis vezes. Ronaldo, Roberto Carlos, Ronaldinho e Neymar foram os “quase” campeões em outras oportunidades.
Ronaldo – 1996 e 1998
O Fenômeno ficou em segundo lugar no prêmio da Bola de Ouro de 1996, perdendo para Matthias Sammer, alemão vencedor da Champions League com o Borussia Dortmund naquele ano, por 144 votos contra 143.
Em 1998, pesou a grande Copa do Mundo de Zidane, que foi eleito com a maior diferença até então (244 votos contra 68 do segundo colocado, o croata Suker). Ronaldo ficou em terceiro, com 66.
Roberto Carlos – 2002
A Copa do Mundo foi um grande trampolim para Roberto Carlos, que ficou perto de vencer a Bola de Ouro de 2002: foram 145 votos contra 169 de Ronaldo, o vencedor.
Vivendo grande momento com a seleção brasileira, o lateral ainda foi campeão da Champions League de 2001/02, o que contribuiu para sua escalada.
Ronaldinho – 2004
Depois de um impacto imediato em sua primeira temporada no Barcelona, em 2003/04, Ronaldinho foi o terceiro colocado na Bola de Ouro daquele ano, mesmo tendo ganhado o prêmio da Fifa.
Artilheiro do Milan com 29 gols e campeão da Serie A, Shevchenko foi o vencedor do prêmio da France Football. Deco, campeão da Champions League com o Porto e vice da Eurocopa com Portugal, foi o segundo.
Neymar – 2015 e 2017
Depois de Kaká, Neymar foi o único brasileiro que chegou perto de vencer a Bola de Ouro. Ele estreou na lista em 2011, ainda pelo Santos, em um surpreendente 10º lugar, e foi o 5º em 2013 antes de entrar no pódio.
Em 2015, o atacante foi campeão e artilheiro da Champions League com o Barcelona, além de campeão espanhol, mas o prêmio ficou com Lionel Messi – e Cristiano Ronaldo foi o segundo colocado.
Ele participou de 46 gols em 45 jogos pelo Barcelona em 2016/17 antes de se transferir para o PSG e foi o terceiro colocado na Bola de Ouro de 2017. Naquele ano, Cristiano Ronaldo foi o vencedor e Messi, o segundo colocado.
Desde então, Neymar nunca mais chegou ao top-10 da Bola de Ouro. Sua melhor colocação depois do último pódio foi em 2021, com o 16º lugar.