Bola de Ouro: 5 jogadores da Premier League que bateram na trave do Ballon d’Or

3 minutos de leitura

Erling Haaland, do Manchester City, é um dos favoritos a vencer a Bola de Ouro 2023 da revista francesa “France Football”, que entrega anualmente o prêmio de melhor jogador da última temporada.

Caso consiga o feito, Haaland quebrará um jejum de 15 anos sem que um jogador da Premier League vença a eleição entre capitães, treinadores e jornalistas do mundo todo. O último a conseguir o feito foi Cristiano Ronaldo, em 2008, quando defendia o Manchester United.

Ao longo dos 21 anos em que a Premier League existe, a liga inglesa não foi a mais premiada na eleição. Na maioria dos anos, os jogadores que atuam na Inglaterra ficaram na sombra das estrelas da La Liga, em especial os craques que jogaram por Real Madrid e Barcelona.

Fora Cristiano Ronaldo em 2008, apenas outro jogador da Premier League venceu o Ballon d’Or: Michael Owen, em 2001, quando era jogador do Liverpool. Ao todo, desde 1992, ano da criação da PL, atletas que representavam clubes ingleses ficaram no top 3 em 14 edições do prêmio, incluindo as três últimas.

A PL Brasil viajou no tempo durante as últimas décadas para relembrar 5 jogadores da liga inglesa que bateram na trave da Bola de Ouro.

5 jogadores da Premier League que foram vice na Bola de Ouro

Sadio Mané – 2022

O exemplo mais recente é o do ano passado. Na primeira vez que a premiação levou em conta a temporada anterior (ou seja, 2021/22) ao invés do ano cível, Sadio Mané ficou em segundo lugar como jogador do Liverpool.

Ele recebeu 193 pontos, ficando atrás de Benzema (549 pontos) e à frente de Kevin De Bruyne (175), depois de ter sido campeão da FA Cup e da Copa da Liga, além de vice da Premier League e da Champions. Também foi campeão continental com a seleção de Senegal. Foi a última temporada de Mané nos Reds, já que ele foi para o Bayern de Munique no meio de 2022.

Virgil Van Dijk – 2019

Van Dijk foi campeão europeu com o Liverpool em 2019 (Foto: Icon Sport)
Van Dijk foi campeão europeu com o Liverpool em 2019 (Foto: Icon Sport)

Outro jogador do Liverpool que chegou perto de vencer a Bola de Ouro foi o zagueiro Van Dijk, em 2019. Naquele ano, o holandês foi um protagonista do time que venceu a Champions League e foi vice-campeão inglês. Na votação, ele ficou apenas sete pontos atrás do vencedor Lionel Messi: 686 a 679. Cristiano Ronaldo veio em terceiro com 476 pontos.

Frank Lampard – 2005

Para achar outro vice da Premier League é preciso dar um pulo até 2005. Frank Lampard, campeão inglês com o Chelsea, foi o segundo colocado da eleição que teve Ronaldinho campeão e Steven Gerrard, campeão europeu com o Liverpool, em terceiro. O brasileiro recebeu 50 votos, enquanto os ingleses tiveram 45 e 39, respectivamente.

Thierry Henry – 2003

Henry jogando pelo Arsenal na temporada 2002/03 (Foto: Icon Sport)
Henry jogando pelo Arsenal na temporada 2002/03 (Foto: Icon Sport)

Henry foi o grande craque do marcante Arsenal no início do século 21, e ficou ainda mais em evidência depois do inédito título invicto na temporada 2002/03. Mesmo assim, não foi o suficiente para ser eleito o melhor jogador do mundo. O francês ficou em segundo lugar, com 128 pontos, 62 a menos que Pavel Nedved, que havia sido vice da Champions com a Juventus. Paolo Maldini fechou o pódio com 123 pontos.

David Beckham – 1999

Beckham na final da Champions League de 1998/99 (Foto: Icon Sport)
Beckham na final da Champions League de 1998/99 (Foto: Icon Sport)

O astro inglês era o craque de um Manchester United histórico em 1999, quando ganhou FA Cup, Premier League, Champions e Mundial de Clubes. Apesar da temporada épica, Beckham não foi eleito o melhor jogador do mundo. O meia recebeu 154 pontos e ficou em segundo lugar. O campeão foi Rivaldo, do Barcelona, com 254 pontos. Shevchenko, então no Milan, ficou em terceiro com 64 pontos.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]