A Bola de Ouro de 2023 foi entregue aos vencedores na última segunda-feira (23 de outubro). O vencedor no futebol masculino foi Lionel Messi, especialmente pelo desempenho na Copa do Mundo de 2022, no Catar, que levou a seleção da Argentina a conquistar seu tricampeonato mundial.
Erling Haaland, craque do Manchester City, também era um dos favoritos a receber o prêmio, mas acabou ficando em segundo lugar. Nesta sexta-feira (3), Pep Guardiola revelou como o norueguês reagiu ao descobrir que não foi o ganhador do prêmio individual.
“Ele ficou muito…”: a reação de Haaland ao perder a Bola de Ouro de 2023
Em entrevista coletiva anterior à partida contra o Bournemouth, neste sábado (4), pela 11ª rodada da Premier League 2023/24, Guardiola parabenizou Messi e Aitana Bonmatí, jogadora do Barcelona e da seleção espanhola que levou a Bola de Ouro no futebol feminino.
O treinador também contou que Haaland, mesmo ficando com o segundo lugar, ficou “muito feliz”.
— Eu o vi muito feliz por ser um candidato próximo a Messi e Mbappé e ao resto dos jogadores. […] Ele ficou muito satisfeito por estar lá, estava bem quando voltou.
Apesar de não ter levado a Bola de Ouro, Haaland recebeu o Troféu Gerd Müller, concedido ao jogador de futebol que marca o maior número de gols na temporada anterior, levando em consideração o clube e a seleção nacional.
— Haaland tem toda a sua carreira pela frente. Ele tem que continuar vencendo e ter a chance de dizer ‘talvez na próxima temporada eu possa estar lá’.
Junto com os parabéns aos atletas, Guardiola disse ter ficado feliz pelo destaque que o Manchester City teve nessa edição. O clube recebeu o prêmio de Melhor Time Masculino da Temporada e vários jogadores do elenco estavam presentes.
— O Manchester City estava lá. Foi muito importante para nós porque no passado muitas vezes não estávamos. Pela primeira vez era importante estarmos ali.
Finalizado
6
-1
Man City - Bournemouth
England Premier League - Etihad Stadium