“Blue Is the Color, Football is the Game”: o canto da torcida do Chelsea

De hino de torcida, à campanha eleitoral: conheça a história da canção dos torcedores do Chelsea!

0
260
Blue is the color

A Premier League está de volta. Com ela, os hinos entoados apaixonadamente por cada torcida, como Blue is the Color. Então, nós, do PL Brasil, daremos continuação à série de textos Cantos dos Ingleses, na qual contamos as histórias e curiosidades dos cânticos mais memoráveis do Campeonato Inglês.

Logo, no texto de hoje, o tema será a famosa canção de um dos maiores clubes de Londres, o Chelsea. Aliás, ela foi regravada em várias versões, incluindo uma campanha política nas eleições de 1979.

Leia mais: Cantos dos Ingleses: a história de “Blue Moon”

A música foi criada em fevereiro de 1972, especialmente para a partida do Chelsea na final da Copa da Liga Inglesa contra o Stoke City daquela temporada, na qual o clube londrino perdeu por 2 a 1.

Os Blues eram os grandes favoritos no confronto, já que vinham de duas temporadas consecutivas ganhando copas, além de ter uma equipe mais forte, embora o Stoke City tivesse Gordon Banks no gol.

Mesmo com a nova música, que foi originalmente gravada com as vozes de alguns atletas da equipe, como Peter Osgood, atleta marcante da história do Chelsea, do Southampton e da seleção, e Marvin Hinton, que participou de mais de 400 partidas no Campeonato Inglês, o Chelsea perdeu a partida e foi vice-campeão daquela competição.

Os criadores de Blue is the color

O Blue Is the Color foi composto por Daniel Boone e Rod McQueen e produzido pela gravadora Penny Farthing Records em 1972.

Os dois amigos criadores de Blue Is the Color, Boone e McQueen, já tinham trabalhado em grandes sucessos da música britânica até a década de 1970.

Mas o single mais conhecido é “Beautiful Sundays”, que vendeu mais de 2 milhões de cópias em todo o mundo, e foi cantado por Boone. Aliás, esta canção foi lançada um mês depois de Blue Is the Color, que já vinha fazendo certo sucesso nas arquibancadas inglesas.

Enquanto no Brasil, “Beautiful Sundays” fez sucesso na voz de Angelo Máximo e pela banda pop Renato e seus Blue Caps. Entretanto, o título mudou para “Domingo Feliz”.

Versões especiais

A primeira nova versão da canção foi feita por um cantor tcheco chamado Ringo Cech. Na antiga Tchecolosváquia, a música passou a ser bem popular durantes as partidas de futebol de lá também.

Asim como, na Austrália, em 1972, onde a música fez muito sucesso também. Ao som dos jogadores do Australian Cricket Team, a canção passou a ser chamada de “Here Come The Aussies” e ficou muito tempo no topo de mais tocadas no país.

Posteriormente, muitas pessoas regravaram alterando algumas partes das músicas.

Além disso, em 1972, passou a ser a música da torcida dinamarquesa pela seleção com o título relembrando as cores branca e vermelha da bandeira nas Olimpíadas daquele ano; um ano depois, os finlandeses traduziram a canção que passou a participar dos partidas do HJK, de Helsinque.

Seis anos depois, o Vancouver Whitecaps recompôs a canção com o nome de “White Is The Color”. Inesperadamente, um time japonês, um norueguês e outro clube que pratica outro esporte cantam o hino até hoje, embora haja modificações.

A versão mais curiosa foi utilizada em 1979 para a campanha eleitoral da conservadora Margaret Thatcher. O hino foi alterado com o nome de Maggie e os benefícios que ela traria à população caso ganhasse, o que acabou acontecendo.

Sem dúvida, o Chelsea canta esta canção em todos os jogos em Stamford Bridge. Está na ponta da língua de qualquer um dos Blues e, certamente, é umas maiores e mais importantes canções da Premier League.

Confira a letra de Blue Is the Color:

Blue is the colour, football is the game
We're all together and winning is our aim
So cheer us on through the sun and rain
Cos Chelsea, Chelsea is our name.

Here at the Bridge, whether rain or fine
We can shine all the time
Home or away, come and see us play
You're welcome any day

Blue is the colour, football is the game
We're all together and winning is our aim
So cheer us on through the sun and rain
Cos Chelsea, Chelsea is our name

Come to the Shed and we'll welcome you
Wear your blue and see us through
Sing loud and clear until the game is done
Sing Chelsea everyone

Blue is the colour, football is the game
We're all together and winning is our aim
So cheer us on through the sun and rain
Cos Chelsea, Chelsea is our name.

Blue is the colour, football is the game
We're all together and winning is our aim
So cheer us on through the sun and rain
Cos Chelsea, Chelsea is our name.