Blackpool – História, estatísticas e conquistas

De antemão, o Blackpool Football Club é um dos clubes mais antigos e tradicionais da Inglaterra. Sendo assim, ao longo dos seus 134 anos o clube obteve algumas conquistas marcantes, mas também enfrentou crises e vários problemas judiciais. A saber, o clube joga no estádio Bloomfield Road que possui capacidade para 12 mil pessoas e atualmente disputa a EFL Championship, 2ª divisão da Inglaterra.

Trajetória do Blackpool FC: fundação, conquistas e ascensão

O time nasceu em Blackpool, uma cidade litorânea ao noroeste da Inglaterra, em 26 de julho de 1887. Sendo assim, a origem do clube está ligada a um grupo separatista do St. Jonh's FC, um time amador daquela região. A saber, logo no primeiro ano de fundação chegou a dois vice-campeonatos em torneios regionais: a extinta Fylde Cup e a Lancashire Cup Junior.

Saída do amadorismo

Os Tangerines passaram alguns anos como amadores, porém a diretoria da equipe optou pela profissionalização em 1896. Desse modo, eles entraram para a Football League, pré-requisito necessário para jogar nas competições inglesas acima do nível das conferências.
Assim, o Blackpool estreou na temporada 1986/97 e não conseguiu bons resultados e ficou na antepenúltima colocação. Infelizmente, isso levou a equipe novamente para as ligas amadoras regionais. No entanto, três anos mais tarde, em 1900 conseguiu o retorno.

Primeiros títulos do Blackpool

O clube conquistou o primeiro título somente no final da década de 20. Assim, o Blackpool venceu a 2ª divisão (antiga) da Football League. A equipe terminou em 1º lugar e teve como artilheiro do clube, Jimmy Hampson, com 46 gols. Pela primeira vez eles iriam disputar a divisão de elite da Inglaterra e permaneceram somente por três anos, sendo rebaixados na temporada 1932/33.

Após alguns anos, os Tangerines conquistaram talvez o maior título de sua história, em 1953. A equipe venceu a FA Cup – a segunda mais importante competição de futebol do país. A saber, a disputa ocorreu entre Blackpool e Bolton Wanderers, e o Blackpool venceu por 4 x 3. O jogo ficou famoso pela atuação de Stanley Matthews, do Blackpool, e teve um hat-trick, marcado por Stan Mortensen, também da equipe vencedora.

Outras conquistas

Além desses títulos acima, o clube conquistou a Copa Anglo-Italiana (1971), venceram os play-off da 4ª divisão (OLD) em 1991/92, os playoffs da 3ª divisão (2000/01), o Troféu da Liga de Futebol- LDV, em 2002 e 2004. Já na temporada 2009/10 a equipe foi promovido à Premier League pela primeira vez, após quase 40 anos desde sua última participação na elite.

Mercado de Transferências do Blackpool

Antes de mais nada, o clube de Blackpool, superou algumas crises e conseguiu ressurgir no mundo do futebol. Com uma torcida fanática, a equipe teve jogadores importantes e grandes ídolos durante a sua trajetória. Sendo assim, separamos cinco nomes que se destacaram atualmente ou no passado. No mercado da bola, o Blackpool trouxe alguns nomes que se destacaram, confira.

Stanley Matthews: o maior de todos

Dentro da história dos Tangerines há um espaço muito especial e de grande destaque para Stanley Matthews. Ídolos do Blackpool, ele atuou em 428 jogos e deixou a equipe em 1961 com admiráveis 45 anos, atuando inclusive em um nível bom.

Conhecido como o “Mago dos dribles”, foi com ele que o clube conquistou o único título a nível nacional com times de todas as divisões – a FA Cup em 1952/53. Decerto, se jogasse nos tempos atuais Matthews com certeza agitaria o mercado da bola e estaria no centro de vários rumores no mercado de transferências.

Jimmy Hampson, maior artilheiro 

O atacante inglês Jimmy Hampson sustenta a marca de maior goleador do Tangerines, com 252 gols em 373 jogos. A saber, a sua história nessa equipe começou em outubro de 1927, e assinou contrato no valor de 1 mil libras, querido pela torcida Jimmy foi artilheiro em diversas temporadas. 

Como era de se esperar ele despertou interesses de vários clubes no mercado da bola. Sendo assim, recebeu ofertas no mercado de transferência de times como o ArsenalMillwall e Derby County, porém rumores da época afirmavam que essas tentativas não tiveram sucesso e o Bleckpool recusou todas as ofertas.

Jimmy Armfield: jogador que mais atuou

Implementando a lista, chegamos em Jimmy, lateral-direito, e o jogador que mais vezes atuou pelo time com 569 partidas disputadas. A saber, ele começou a trilhar seu caminho profissional no futebol no Blackpool e fez parte de momento considerado de glória, os anos 50.

No mercado da bola, Jimmy não chegou a assinar com outros clubes, dessa forma, durante a sua carreira em times profissionais, Armfield defendeu apenas a camisa dos Tangerines. Por fim, ele encerrou a sua carreira defendendo a Seleção da Inglaterra.

Stan Mortensen: jogador com marcas históricas

De antemão, Mortensen chegou a ir para a guerra em 1939, sendo vítima de um bombardeio e único sobrevivente no local. A sua chegada ao Blackpool ocorreu em 1941 e marcou 197 gols em 317 jogos.

A saber, Stan foi o único jogador a marcar um hat-trick em uma final da FA Cup. Além de ser o primeiro a marcar pela Inglaterra em uma campanha de qualificação para a Copa do Mundo da FIFA e o primeiro jogador inglês a marcar nesse torneio.

Marvin Ekpiteta, destaque e atual capitão

Após duas temporadas no Blackpool, Ekpiteta renovou seu contrato até 2024. O jogador de 26 anos fez 66 partidas e marcou cinco gols pelos Tangerines, sendo assim ele vem se destacando e ganhou dois prêmios da equipe no final da última temporada. A saber, não houve rumores sobre o valor da transferência, sendo assim a quantia não foi divulgado pelo mercado da bola.