Blackburn Rovers – História, Mercado da Bola e Rumores

0
233
Blackburn Rovers
Blackburn Rovers Football Club

Blackburn Rovers Football Club

Fundado em 1875, o Blackburn Rovers Football Club é uma das equipes de futebol mais tradicionais da Inglaterra. Assim, localizado na cidade de Blackburn, acumulou em seus anos de glórias, três títulos da Premier League. Além disso, venceu a Copa da Inglaterra em seis oportunidades e a da Liga, uma única vez.

A saber, desde 1890 o Rovers manda os seus jogos no Ewood Park, que pode abrigar até 31.367 torcedores. Logo, com camisas brancas e azuis, o Blackburn, hoje, disputa a EFL Championship, equivalente a segunda divisão do inglês. Assim, atualmente dirigido por Tony Mowbray, o clube está há 10 anos tentando voltar a disputa da Premier League.

Trajetória do Blackburn, fundação, conquistas e ascensão

Em suma, o Blackburn Rovers foi fundado após dois jovens estudantes, John Lewis e Arthur Constantine organizarem uma reunião em um hotel para discutirem a criação de um novo clube para a cidade. Logo, em 1879, o Rovers jogou pela primeira vez a FA Cup. Assim, venceu o Tyne Association Football Club em sua estreia, por 5 x 1.

Apesar do bom início, o Blackburn não foi longe naquela competição. Contudo, em 1884, a equipe conquistou o seu primeiro título, a própria Copa da Inglaterra. Nos anos seguintes, o clube venceu o torneio mais duas vezes, em sequência. Em 1890 e 91, a equipe ganhou a copa nas duas temporadas, acumulando então, cinco troféus da FA Cup.

Na década de 1910, o Rovers teve a sua melhor época no futebol, na qual se sagrou bicampeão da Liga da Inglaterra – atual Premier League, nos anos de 1912 e 1913. Posteriormente, o clube amargou uma grande seca, e só voltou a ganhar algo 15 anos depois, o seu 6º título da Copa. Posteriormente, em 1936, o Rovers caiu pela primeira vez.

Em seguida, a equipe não melhorou, e chegou a ficar 10 anos fora da elite. Todavia, em 1992, após investimentos, o clube voltou para a Premier League e se tornou campeão inglês pela terceira vez, sendo uma das maiores zebras da história. Contudo, o Blackburn não empolgou, e após outras quedas, venceu seu último titulo em 2002, a Copa da Liga.

Mercado de Transferências do Blackburn Rovers

Com 146 anos de história, certamente o Blackburn Rovers já protagonizou boas movimentações no mercado da bola. Logo, elencamos as cinco principais transferências da história do clube.

Andy Cole do Manchester United por £12,20 milhões em 2001

Após grande passagem por Manchester, o inglês Andy Cole foi a compra mais cara da história do Blackburn Rovers no mercado de transferências. Assim, fez valer em campo. Logo, o atacante marcou 37 gols em 100 partidas. Portanto, um desses tentos, foi na final da Copa da Liga, o qual garantiu o último título do Rovers.

Jordan Rhodes do Huddersfield Town por £10,10 milhões em 2012

Dentre os jogadores mais caros que já passaram pelo Blackburn, Jordan Rhodes ficou no clube por cinco temporadas. Assim, não conquistou nenhum título. Entretanto, o esforço do Rovers no mercado da bola para o comprar foi recompensado com bons números. Logo, o escocês, em apenas 141 jogos, fez 73 gols.

Alan Shearer do Southampton por £4.50 milhões em 1992

Decerto, Alan Shearer está longe dos investimentos mais caros do Rovers no mercado de transferências. Entretanto, desta lista, ele foi o mais importante. Assim, desde que chegou, o atacante fez 138 jogos e marcou 112 gols. Logo, além de ganhar a Premier Legue, em 1995, Shearer ficou no 3º lugar na disputa da Bola de Ouro da FIFA.

Roque Santa Cruz do Bayern de Munique por £5 milhões em 2007

Sem títulos e recordes, Roque Santa Cruz está nesta lista por ter sido uma grande movimentação do Blackburn no mercado da bola em 2007. Assim, o paraguaio marcou 29 gols em 80 jogos. Portanto, no mesmo de sua chegada, o atacante foi um dos artilheiros da Premier League.

Morten Gamst Pedersen do Tromsø por £2.25 milhões em 2004

O mais barato da lista, Morten Gamst Pedersen foi o que atuou mais vezes pelo Blackburn Rovers. Logo, o meio-campista fez 342 partidas e marcou 47 gols, sendo alguns deles, verdadeiros golaços. A saber, o norueguês ficou no Rovers por 10 temporadas, e sem dúvidas, está entre os maiores jogadores da história do clube de Lancashire.

Não há posts para exibir