Blackburn em negociações com Peterborough por estrela da equipe

Precisando reforçar o elenco para a temporada 22/23, Blackburn segue na busca de novas contratações para encorpar o elenco. Dessa forma, a equipe segue negociando com o Peterborough para trazer Sammie Szmodics para Ewood Park.

Vale lembrar que a equipe já fez a primeira contratação nos últimos dias, trazendo Callum Brittain para reforçar o lado direito da equipe. Contudo, os Rovers ainda precisam trazer nomes para fortalecer seu elenco, que atualmente segue com apenas 20 atletas.

Assim, um dos principais nomes da promoção do Peterborough em 20/21, é compreensível que o Blackburn queira trazer Szmodics, em especial após o rebaixamento dos Posh.

A carreira de Sammie Szmodics

Com 26 anos, o jogador é um meia-atacante ágil e bastante perigoso, podendo também atuar no meio-campo por vezes. Natural de Colchester, Szmodics fez a sua formação no clube da cidade, onde também teve suas primeiras oportunidades como atleta profissional.

Assim, estreou pelo Colchester United na temporada 13/14, atuando em 7 partidas pela League One, e 1 pela FA Cup. Porém, tendo suas primeiras oportunidades, não conseguiu contribuir com gols ou assistências nessa temporada.

Agora, em 14/15, Szmodics finalmente pôde conseguir uma boa sequência de partidas. Aproveitando as suas chances, atuou 31 vezes, anotando gols.

Contudo, a temporada seguinte do jovem foi prejudicada por uma lesão grave, limitando seu tempo em campo. Assim, em dezembro de 2015 Szmodics teve uma lesão séria no pé, que o afastou por 166 dias e o fez perder 27 partidas pelo Colchester.

Já em 16/17 o atleta ainda não conseguiu a sequência que gostaria, atuando apenas 19 vezes na League Two pelos U's. Assim, terminou a temporada com um retorno de 5 gols e duas assistências.

Foto: Reprodução/Twitter/Sam Szmodics

A virada de chave em sua carreira

Com certeza, 17/18 foi a sua melhor temporada até aquele momento. Ainda na League Two, Szmodics foi a campo 37 vezes por sua equipe de infância. Dessa forma, contribuiu com 12 gols e 4 assistências, se firmando como nome importante no elenco da equipe.

Na temporada seguinte, continuou a tremenda fase que vivia. Conseguiu atuar em 43 partidas, traduzindo esses 3.832′ em 14 gols e 9 assistências, batendo seu feito da temporada anterior.

Certamente, tamanha evolução atrairia a atenção de equipes de divisões superiores. Assim, poucos se surpreenderam quando em 19/20 o Bristol City pagou 800 mil euros para trazer o camisa 10 para Ashton Gate. Agora na Champioship, Szmodics teria que se provar na 2ª divisão mais competitiva do mundo.

Contudo, o salto se provou grande demais para o inglês naturalizado irlandês. Conseguindo apenas 3 atuações pelo Bristol na liga, o meia foi emprestado em janeiro. Dessa forma, terminou a temporada pelo Peterborough na League One. Nas 10 partidas que conseguiu atuar pelo clube, converteu 4 gols e 4 assistências, voltando a mostrar a sua qualidade.

Assim, alguns meses após retornar a Ashton Gate, os Posh pagaram 1,1 milhão de euros para trazê-lo em definitivo para o Weston Homes Stadium. Já em sua primeira temporada pelo clube mostrou que a confiança se justificava. Dessa forma, terminou 20/21 com 42 atuações, 15 gols e 8 assistências, ajudando a equipe a ser promovida para a Championship.

Por fim, 21/22 se provou uma temporada difícil para Szmodics e sua equipe. Nas 36 partidas que atuou, o irlandês apenas conseguiu marcar 6 gols e dar 1 assistência. Além disso, a equipe toda teve dificuldades de lidar com a liga, terminando na 22ª posição e voltando à League One.

O que Szmodics pode oferecer ao Blackburn

Apesar de ter caído seu nível na última temporada, a inclusão de Sammie Szmodics no elenco dos Rovers agregaria muito à equipe de Jon Dahl Tomasson. Um meia ágil, de bom drible e muito agressivo, seria o complemento perfeito a um ataque que apesar de ter qualidade, muitas vezes têm dificuldade de converter suas chances.

Podendo atuar ao lado de Bradley Dack ou no lugar do meia, Szmodics daria uma nova dinâmica no ataque da equipe, além de fornecer novas estratégias a Tomasson.

Como andam as negociações?

Quanto a seu contrato atual, o meia possui vínculo com Peterborough até 2024. Contudo, dada o rebaixamento do clube, uma transferência não parece ser uma realidade distante.

Vale lembrar que as equipes já estiveram em negociações sobre a transferência. Inclusive, segundo o diretor de futebol do Peterborough, Barry Fry, 3 tentativas dos Rovers já foram recusadas, sendo duas delas por escrito e uma verbal.

Contudo, Fry disse que a equipe ainda não deu nenhum outro sinal após a recusa, estando quieta na última quinzena. Por fim, o diretor afirmou que as propostas giravam a casa de 1 milhão de libras, mas não foram o suficiente para os Posh.

Por fim, é sabido que negociações são difíceis e demandam várias tentativas, em especial em contextos como os das equipes. Assim, é de se imaginar que cheguem a um acordo e que Szmodics chegue para elevar o nível do Blackburn.

Foto: Reprodução/Twitter/Sam Szmodics