Blackburn e Liverpool tem negociação pausada por jovem promessa

Buscando encorpar o elenco, Blackburn tenta acertar empréstimo de Tyler Morton, meio-campo promissor do Liverpool. Contudo, o clube de Merseyside se preocupa com possíveis lesões no elenco, colocando a negociação em espera pelos próximos dias.

Vale lembrar que, com o fim do período de pré-temporada e o retorno de várias equipes de suas viagens, muitos jogadores têm seu futuro decidido no período. Seja em seus clubes ou em uma possível mudança de ares.

Assim, é nessa oportunidade que o Blackburn foca as suas atenções para trazer nomes e reforçar seu elenco. Dessa forma, o alvo da vez é Tyler Morton, meio-campo de 19 anos do Liverpool. Apesar de representar o elenco sub-23 na maioria das partidas,  o jovem teve espaço na equipe principal na última temporada, impressionando nas vezes que atuou.

Sobre Tyler Morton

Nascido em 2002 e natural de Wallasey, Morton é cria das categorias de base dos Reds, subindo cada etapa até a equipe principal. Acostumado a jogar como um meio-campo mais livre, o jovem inglês também já foi experimentado como volante. Essa versatilidade já tão novo, agrega bastante ao seu currículo.

É importante dizer que a última temporada, 21/22, foi a sua primeira experiência no mais alto nível do jogo, tendo tido oportunidades nas competições de base em 19/20 e 20/21. Nesta última, teve as primeiras chances na Premier League 2, disputada pelos sub-23. Dessa forma, atuando em 14 partidas, contribuiu com 5 gols e 3 assistências.

Agora, na temporada 21/22 Morton finalmente teve as primeiras chances de mostrar a sua qualidade na equipe de Jürgen Klopp. Contudo, o alemão tinha planos mais ousados para o garoto. Obviamente, imagina-se um jovem jogador tendo oportunidades principalmente nas copas, ganhando minutos para eventualmente atuar pela liga.

Entretanto, a trajetória do meio-campista foi pouco convencional. Estreando contra o Norwich pela Copa da Liga, seguiu tendo oportunidades na competição e posteriormente na Premier League. Mas o grande teste veio mesmo na Champions, tendo a oportunidade de atuar contra Porto e Milan por todos os 180 minutos.

Posteriormente, as chances de Morton reduziram na equipe principal, voltando a ter minutos apenas na FA Cup. Além disso, vale ressaltar que, por suas atuações, também foi um dos campeões com os Reds nas conquistas de ambas as copas. Assim, já levantou taças logo na sua primeira temporada.

Foto: Reprodução/Reddit/Liverpool FC

O que esperar de sua passagem pelo Blackburn

Vislumbrando uma possível conclusão no empréstimo, é de se imaginar que Tyler Morton virá para adicionar muita qualidade ao elenco dos Rovers. Alinhado ao perfil traçado pelo clube, o jogador também é agressivo e ainda tem muito a provar. Aliando essas características a uma qualidade já perceptível em sua pequena trajetória. Assim, se mostra uma adição não só técnica e tática, mas também anímica, podendo ter o mesmo sucesso de Harvey Elliot na equipe.

Vale lembrar, que o time de Ewood Park inclusive espera usar essa ligação com os Reds para facilitar a chegada de Morton e eventualmente outros jovens jogadores. Tendo uma ótima temporada na equipe em 20/21, Elliot voltou ao Liverpool já pronto para ser usado por Klopp. Segundo todos ao seu redor, o jogador mostrou muita evolução desde a sua saída da equipe.

Por fim, o jovem que já possui 9 atuações pelos profissionais, poderia agregar a um meio-campo jovem e bastante enérgico, características muito fomentadas e apreciadas por  Jon Dahl Tomasson. O treinador não esconde a vontade de ter o atleta à sua disposição, em especial dada a limitação de seu elenco.

O desenrolar da negociação

Com certeza, ainda é muito cedo para definir se o empréstimo de 1 temporada de fato acontecerá. Com nova lesão de Alex Oxlade-Chamberlain, os Reds estão incertos se necessitarão do jovem meio-campista à disposição. Logo, precisam pensar se Morton terá espaço em Anfield ou se é melhor emprestá-lo para seu desenvolvimento.

Vale lembrar que a equipe já teve uma temporada prejudicada por lesões. Em 20/21, boa parte de sua linha defensiva esteve contundida, o que prejudicou muito a disputa da equipe nas principais competições. Inclusive, o Liverpool tem essa área bastante questionada por uma suposta falta de profundidade. O que justifica que a equipe de Merseyside não queira tomar qualquer decisão precipitada com o atleta.

Por fim, Morton é apenas um dos nomes que interessam o Blackburn nesta janela. A equipe busca aproveitar esse período de início de temporada para capturar jogadores que possam não fazer parte dos planos de equipes da elite. Assim, os Rovers seguem confiantes rumo à temporada 22/23. Com um trabalho de reestruturação e possivelmente outras peças chegando, além de Callum Brittain, a equipe volta novamente a ter a esperança em um projeto ambicioso.