O Chelsea vive uma temporada 2019/20 com foco principal na renovação de seu elenco. O time realiza boas apresentações e descobre novos talentos, como o jovem escocês Billy Gilmour.
Quem é Billy Gilmour, a nova promessa do Chelsea?
O meio-campista de 18 anos tem, certamente, tudo para ser uma sensação. O elenco já conta com os talentosos Mason Mount e Ruben Lofuts-Cheek. Entretanto, os cartões de visita de Billy Gilmour contra Liverpool e Everton foram animadores, considerando principalmente sua idade.
Natural de Glasgow, Gilmour chegou ao Chelsea no ano de 2017, após recusar-se a assinar profissionalmente com o Rangers. Foi então no time escocês que o meia se desenvolveu nas categorias de base e atraiu a atenção dos observadores londrinos.
Nos Blues, atuou nas equipes sub-18, sub-21 e sub-23. Destacou-se pelas boas atuações, que demonstravam características interessantes como a capacidade de ser um eficiente “box-to-box”. Gilmour reúne a leitura de jogo necessária para iniciar o ataque com qualidade, mas também exercer a pressão defensiva para retomar a posse. Aliás, seu potencial pode fazer com que se torne um meio-campista que seja completo em todas as fases do jogo.

Leia mais: Quem mais cria chances de gol na atual temporada da Premier League
Podemos ver uma leve amostra de sua característica de jogo na sua atuação na goleada sobre o Everton, no dia 8 de março. A precisão dos passes e a boa performance na entrelinha defensiva são detalhes interessantes que adicionam boas alternativas a um elenco em formação.
Em caso de ausência de Jorginho como criador no meio-campo, Billy Gilmour se mostra como um possível substituto. Diante dos Toffees, foram 73 passes acertados em 80 tentativas, além de dois passes longos em três tentados, segundo o SofaScore.
Desde a temporada 2017/2018, foram 18 gols marcados nas categorias de base do Chelsea em 54 jogos disputados. Esses números comprovam que podemos esperar muitos gols desse promissor meia escocês que chegou com personalidade ao time de Frank Lampard, contribuindo com criatividade para ganhar o seu espaço também no coração dos torcedores do time de Stamford Bridge.
Leia mais: Relembre grandes séries invictas da PL, e os jogos que as derrubaram
- 10 curiosidades sobre o Chelsea