Troca de treinador após 22 anos, chegada de lateral de seleção e contratação de Bernd Leno, goleiro e integrante dos principais nomes da nova geração alemã: pelo menos em termos de novidades, o Arsenal sai na frente de seus rivais para a temporada 2018/19.
Quem é Bernd Leno, novo goleiro do Arsenal?
Os Gunners anunciaram Bernd Leno, que, segundo informações, assinou contrato por cinco temporadas, com a transação girando na casa dos 22 milhões de euros (cerca de 95 milhões de reais).
Leno começou a carreira no Stuttgart, chegando ao Bayer 04 em 2011. O bom desempenho na tradicional equipe de Leverkusen chamou a atenção do mercado europeu e do comandante da seleção alemã, Joachim Löw.
A estreia como titular do DFB Team, no entanto, não foi tão animadora quanto às expectativas: apesar da vitória por 3 a 2 contra a Austrália, pelo primeiro jogo da Copa das Confederações, no ano passado, Leno “colaborou” com australianos ao falhar nos dois gols sofridos.
As falhas custaram a titularidade de Leno para a sequência da competição cuja, mesmo disputando-a com o time sub-23, a Alemanha acabou vencendo.
Ainda assim, Leno sempre foi lembrado por Löw nas convocações para amistosos e jogos pelas eliminatórias europeias. Isso numa seleção que, para a posição, conta com nomes como Manuel Neuer, Ter Stegen e Kevin Trapp.
Leia mais: Você não sabe o sacrifício que a mãe de Sterling fez para ele virar jogador
Aliás, para a lista definitiva dos 23 convocados para o Mundial na Rússia, Leno ficou de fora justamente para esses três compatriotas, o que não é nenhum absurdo para quem disputa a posição com os titulares de, respectivamente, Bayern de Munique, Barcelona e Paris Saint Germain.
Se pela seleção alemã as atuações não comprovaram sua regularidade debaixo das traves, no Bayern Leverkusen a situação, há anos, a situação é bem diferente.
Defesas contra os gigantes locais, boas atuações em competições internacionais, aparições em diversas vezes nas seleções da rodada da Bundesliga e, de fato, regularidade: mesmo chegando agora ao Arsenal, não é à toa que o alemão é candidato à vaga de titular no time de Emery.
Certezas sobre o desfecho da “briga” entre Bernd Leno, David Ospina e Petr Cech, ninguém, pelo menos por enquanto, tem. O que se tem são alguns números e estatísticas que reforçam a qualidade do novo arqueiro, que tem tudo para fazer carreira e história no Arsenal. Confira!
Bernd Leno na carreira:
Total de partidas disputadas: 304
Partidas sem sofrer gols: 100
Pênaltis defendidos: 14
Na temporada 2017/18:
Total de partidas disputadas: 38
Partidas sem sofrer gols: 12
Médias de defesas difíceis por jogo: 2,2
% de duelos ganhos (pelo jogo rasteiro e aéreo): 90%