Bernd Leno – Mercado da Bola, Transferência, Rumores e Estatísticas

0
330
Bernd Leno
Foto: Reprodução/TEAMTalk

Antes de mais nada, Bernd Leno é um jogador profissional de futebol que atua como goleiro. A saber, nasceu em 4 de março de 1991, na cidade de Bietigheim-Bissingen na Alemanha e atualmente joga pelo Arsenal. Em síntese, começou a jogar futebol aos seis anos quando ingressou no SV Germania Bietigheim.

Bernd Leno – Início de Carreira

Bernd Leno deu seus primeiros passos no campo quando se juntou a equipe da sua cidade, o SV Germania Bietigheim, quando tinha apenas seis anos de idade. Contudo, Leno atuava como meio-campo. Dessa forma, chegou ao VfB Stuttgart jogando na linha. Após a ausência do goleiro nos treinos, Bernd Leno aceitou calçar as luvas, assim se tornando o goleiro principal da equipe. 

Como resultado de seu ótimo desempenho, em 2011 foi promovido ao time profissional. Imediatamente, o goleiro se destacou como um dos melhores goleiros que disputavam a terceira divisão do campeonato alemão. Eventualmente, rumores com o seu nome começaram a aparecer no mercado da bola e após os rumores, Bernd Leno acabou sendo emprestado para o Bayer Leverkusen para a disputa da temporada 2011/12. 

Logo em seus primeiros jogos, o goleiro já mostrou que seria um dos melhores do mundo em sua posição. Pelo Bayer, Leno fez sua estreia em competições europeias em partida válida pela fase de grupos da Liga dos Campeões contra o Chelsea, na qual perderam por 2 x 0. Por fim, em janeiro de 2012, o Bayer Leverkusen contratou em definitivo o jogador no mercado de transferência.

Trajetória, conquistas e highlights de Bernd Leno

A saber, foi pelo Bayer Leverkusen que Bernd Leno teve sua ascensão para o futebol mundial. Logo se mostrou um investimento certeiro no mercado da bola com apresentações que empolgaram a torcida do Bayer. Decerto, o goleiro foi peça fundamental para o time ser um dos principais na disputa da Bundesliga. Ao final de sua primeira temporada no clube, foi eleito o melhor goleiro do campeonato.

Nas temporadas seguintes, Leno se firmou ainda mais como goleiro principal da equipe alemã. Entretanto, um episódio marcou a temporada 2014/15 no Bayer Leverkusen. Durante uma partida do campeonato alemão contra o Augsburg em uma bola recuada pelo zagueiro Jonathan Tah, o goleiro tentou afastar com um chute, mas acabou furando e a bola foi parar dentro das redes.

Além disso, na temporada 2014/15, Leno quebrou um recorde de 588 minutos sem sofrer gols. Anteriormente, essa marca pertencia ao ídolo do clube Rudiger Vollborn que passou 485 minutos sem bola nas redes. Certamente, essa evolução resultou em rumores de uma possível saída do clube que agitava o mercado da bola.

Transferências e Mercado da Bola de Bernd Leno

A princípio, o nome de Bernd Leno era levantado constantemente no mercado da bola que desejava ainda mais o goleiro. Dessa forma, o Bayer Leverkusen ofereceu um contrato de renovação que duraria até 2020 para garantir a permanência do jogador. Contudo, na temporada 2017/18, Leno teve um desempenho muito abaixo do que vinha apresentando e não demorou muito para o mercado de transferências se agitar com rumores de uma possível saída.

Com o intuito de encontrar um substituto para Pepe Reina, o Napoli foi um dos times que apareceu com propostas para adquirir o goleiro segundos alguns rumores. Entretanto, no mercado de transferência daquele ano foi o Arsenal chegou com mais força e realizou a compra do goleiro após pagar 25 milhões de euros.

Arsenal 

A primeira vista, Bernd Leno chegou para ser o substituto imediato da Peter Cech, que na época já estava com 36 anos. Dessa forma, sua estreia aconteceu em uma partida pela Liga Europa contra o Vorskla Poltava, na qual o Arsenal saiu vitorioso pelo placar de 4 x 2. Eventualmente, seu primeiro jogo na Premier League foi em duelo contra o Watford no qual substituiu Peter Cech que saiu lesionado no primeiro tempo. A equipe do Arsenal ganhou por 2 x 0.

Devido a lesão de Peter Cech, o alemão assumiu a meta e na temporada 2018/19 atuando por 32 jogos na Premier League. Certamente, se esperava que o goleiro jogasse a final da Liga Europa daquele ano contra o rival Chelsea, mas o técnico Unai Emery optou por colocar o veterano que naquela altura já havia se recuperado.

Na temporada seguinte, Bernd Leno começou como titular defendendo a meta do Arsenal. Contudo, o desempenho não era dos melhores e acabou sofrendo críticas por parte da torcida. Devido a paralisação forçada pela pandemia da COVID-19 na temporada 2019/20, a Premier League se estendeu pelo mês de junho e julho. No segundo jogo após o retorno do campeonato, Leno acabou saindo lesionado contra o Brighton. Assistiu do banco a equipe vencer a FA Cup, sendo esse seu primeiro título por um clube profissional.

Na última temporada, o jogador se firmou na equipe titular sendo utilizado em quase todos os jogos da Premier League. Porém, não apresentou um ótimo desempenho sofrendo 47 gols nos 49 jogos em toda a temporada. Assim, seu nome saiu dos holofotes e rumores do mercado de transferência.

Seleção da Alemanha

Em suma, Leno participou do elenco campeão europeu sub-17 sendo reserva de Ter Stergen. Apenas em 2012 o goleiro fez sua estreia na seleção sub-21 em uma vitória por 6 x 1 contra a Argentina. Em 2015, foi convocado pelo técnico Joachim Low para a seleção principal, mas só foi participar de um jogo em 2016. Por fim, o goleiro acabou sendo cortado da equipe que foi disputar a Copa do Mundo na Rússia em 2018.