Bernardo Silva vira protagonista no City sendo peça fundamental de Pep

Meia português vem sendo bastante elogiado por técnico catalão

Bernardo Silva vira protagonista no City sendo peça fundamental de Pep

Ele conta com boa leitura de posicionamento defensivo, e é feroz atacando. Controla a bola como poucos. É preciso nos passes, sejam curtos para seu time dar o ritmo que quer ao jogo, ou longos, quando é preciso de velocidade para chegar à meta adversária. Parte para o “um contra um” com o marcador sem medo. Ele é Bernardo Silva, e está jogando muito na atual temporada da Premier League.

Bernardo Silva fez um dos gols do City na vitória contra o United (Foto: Divulgação/MCFC)

Com tudo isso, o português, que teve como seu primeiro clube profissional o Benfica, e passagem destacada pelo Mônaco antes de se juntar aos Citizens, é fundamental na campanha do time dirigido por Pep Guardiola em umas das disputas mais emocionantes pela conquista do principal campeonato nacional de clubes do mundo.

Man City e Liverpool brigam ponto a ponto pelo topo da tabela, e se o título ficar mesmo com o clube azul de Manchester, certamente muito será pelo desempenho de Bernardo Silva.

A evolução

Na atual temporada Bernardo evoluiu em número de gols, assistências, e passes realizados (Foto: BPI/REX)

Um grande jogador não deve se acomodar, precisa sempre querer mais. E Bernardo Silva carrega consigo esse impeto de evoluir sempre. Sua carreira mostra isso, e no Manchester City não é diferente. Em relação a temporada passada, o camisa 20 deu a resposta que Guardiola esperava.

Na campanha do título dos Citizens, o meia marcou seis gols e deu quatro assistências nas 35 vezes que esteve em campo, com média de 26,71 passes certos por jogo. Já na Premier League 2018/2019, em 33 jogos o meia canhoto soma sete gols e sete assistências.

Outro ponto a ser destacado é o número de passes certos, que agora tem como média 43,61 a cada confronto. Mas o que ainda não podemos medir é a importância da evolução do jogador, já que ela se acentuou justamente quando o Manchester City mais precisava, no momento da “caça ao Liverpool”. Indicado para melhor jogador da Premier League, Bernardo Silva fez 13 golos em 47 jogos por todas as competições nesta temporada.

Leia mais: Balanço da temporada do Chelsea na Premier League

O chefe

Ser elogiado pelo chefe é algo que todo trabalhador busca. Mas quando o seu chefe é o melhor do mundo no que faz, isso certamente tem um peso ainda maior. Pep Guardiola está encantado com Bernardo Silva, e faz questão de exaltar o seu jogador sempre.

“Ele pode jogar na direita, na esquerda, como meia de contenção, à frente… É um jogador muito inteligente, um lutador. É um dos melhores da Europa. Um dos melhores!”, exclamou o catalão após a vitória contra o Manchester United por 2 a 0, quando Bernardo Silva fez um dos gols dos Citizens.

Guardiola não parou por aí, e ressaltou que não se referia apenas a partida de Old Trafford. “Ele está fazendo uma temporada incrível. Não é só o jogo de hoje. Não é só o gol. É toda a temporada, é um masterclass. É uma obra-prima a cada jogo, incrível. Bernardo é um rapaz feliz”, disse Pep.

O parceiro

CR7 aconselhou Bernardo Silva ir para o Manchester City (Foto: Twitter FPF)

Principal nome da seleção portuguesa junto com o astro Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva revelou em entrevista ainda em 2017 que foi justamente o ex-jogador do rival United que o aconselhou ir para os Citizens.

“Ele disse para mim que o Manchester City era um time excepcional, embora muitos me disseram que não gostavam do time. Cristiano falou que eu iria poder desfrutar muito no Campeonato Inglês e que os estádios estão sempre cheios, além de os torcedores amarem o futebol”.

Até 2025

A rápida adaptação, a evolução no time, e o destaque na Premier League fizeram de Bernardo Silva um dos melhores e mais desejados jogadores do mundo. Assim, os Citizens trataram de estender seu contrato, que antes terminaria em 2022, e agora terá validade até 2025.

“É uma honra estender meu contrato com o Manchester City. O clube oferece tudo o que um jogador precisa para alcançar suas ambições e não há melhor lugar para estar”, afirmou o camisa 20.

É uma honra estender meu contrato com o Manchester City, disse Bernardo (Foto: Twitter: MCFC)