Bernardo Mota Veiga de Carvalho e Silva, conhecido no mundo do futebol como Bernardo Silva, atua no Manchester City, da Inglaterra. O meio-campista nasceu no dia 10 de agosto de 1994, na cidade de Lisboa, Portugal. O atleta é constantemente vinculado a alguns clubes no mercado da bola, principalmente ao Barcelona, da Espanha.
Bernardo Silva – Início de carreira
Bernardo Silva começou nas categorias de base do Benfica. O meio-campista, que chamava atenção pela visão de jogo e pelo bom passe, passou pelo sub-15,17 e 19. Dessa maneira, em 2013, o atleta subiu para o Benfica B, clube que disputa a 2ª divisão do Campeonato Português.
A estreia pelo Benfica B aconteceu contra o Trofense. No início, Bernardo Silva começava os jogos no banco de reservas, tendo oportunidade na segunda etapa. O 1º gol aconteceu diante do Braga, pela 9ª rodada do Campeonato Nacional.
Com pouco tempo e já sendo um dos destaques, o português recebeu uma chance no time principal do Benfica. Em partida válida pela Taça de Portugal de 2013/14, contra CD Cinfães. O jogador voltou ao time B e continuou a fazer bons jogos. Dessa forma, venceu o prêmio de Melhor Jogador do Ano da liga.
Com a camisa do Benfica B, Bernardo participou de 38 jogos, marcou sete gols e deu sete assistências. Apesar de não jogar no time principal, o meio-campista virou um dos principais nomes no mercado da bola. Assim, em 2014, o Mônaco contratou o português por empréstimo.
A chegada em um novo país e em uma nova liga
Após ser alvo de diversos clubes no mercado de transferência, Bernardo Silva escolheu o Campeonato Francês para amadurecer. A estreia pela nova equipe aconteceu contra o Bordeaux, pela 2ª rodada da Ligue 1. Naquela oportunidade, o atleta entrou no 2º tempo.
Na 1ª metade da temporada 2014/15, o português agradou a comissão técnica. Além disso, recebia oportunidades nos jogos de UEFA Champions League. Com apenas 20 anos, o jogador ganhava mais chances entre os titulares.
O 1º gol com a nova camisa aconteceu em dezembro de 2014, contra o Olympique de Marseille.
Com a chegada do mercado de transferência de janeiro, o Mônaco decidiu comprar em definitivo. Dessa maneira, o clube pagou 15,75 milhões de euros para contar com o meio-campista.
Em sua 1ª temporada, Bernardo Silva fez 45 jogos, balançou as redes em dez oportunidades e deu quatro assistências.
Trajetória, conquistas e highlights de Bernardo Silva
A grande temporada de Bernardo com a camisa do Mônaco aconteceu na 2016/17. Junto com a equipe, o meio-campista fez boa época, principalmente na UEFA Champions League.
Além de jogar no meio de campo, Bernardo também atuou como ponta e meia-direita, ou seja, mais aberto pelos lados do campo.
Com ótimas campanhas nas competições, o português conquistou o 1º título com a camisa do Mônaco, que foi a Ligue 1 2016/17. Além disso, Bernardo Silva era um dos destaques do clube na Liga dos Campeões.
Ao lado de Falcão, Fabinho, Thomas Lemar e Kylian Mbappé, Bernardo Silva ajudou o time a chegar nas semifinais da UEFA Champions League. Todavia, contra a Juventus, a equipe acabou sendo eliminada.
Com o fim da temporada e a chegada do mercado da bola, o Manchester City mostrou interesse em contar com o português. Assim, pagou 50 milhões de euros e assinou com o jogador.
Após três temporadas, 147 jogos, 28 gols e 19 assistências, o português encerrou o ciclo no Mônaco. Os torcedores do Manchester City esperavam com grandes expectativas pela nova contratação. Afinal, diversos clubes disputaram no mercado de transferência pelo jogador.
Transferências e Mercado da Bola de Bernardo Silva
Com Pep Guardiola, Bernardo começou a jogar mais na ponta-direita, ao lado de Sergio Agüero e Sterling. Apesar de não ter a velocidade de um ponta velocista, o português se encaixou no esquema do técnico espanhol. Logo na 1ª temporada, o atleta começou 28 jogos como titular.
A época 2018/19 foi a melhor em questão de números. Bernardo Silva participou de 51 partidas, marcou 13 gols e deu 14 assistências. Além disso, no final de 2019, o jogador foi eleito o melhor português do ano.
No Manchester City, o jogador deixou de ser o jogador só das assistências, Bernardo se tornou o principal atleta na ligação da defesa para o ataque, circulando a bola em diversos setores do campo.
Também conquistou muitos títulos com o clube inglês. Em resumo, venceu quatro Taças da Inglaterra, quatro vezes a Premier League, duas Supertaças da Inglaterra e uma FA Cup.
No mercado de transferência, Silva possui um valor de 80 milhões de euros. Com a camisa do Manchester City, são 276 partidas, 50 gols e 56 assistências.
No último mercado da bola, o nome de Bernardo Silva esteve ligado ao Barcelona. Apesar disso, nenhuma proposta oficial foi realizada.
Carreia pela seleção de Portugal
A 1ª convocação de Bernardo Silva para a Seleção Portuguesa aconteceu em março de 2015, no amistoso contra Cabo Verde. O 1º gol aconteceu contra o Gibraltar, em 2016.
O jogador esteve no elenco da Copa do Mundo de 2018, também foi campeão da UEFA Nations League e jogou a Copa do Mundo de 2022.
Em resumo, pela seleção, são 78 partidas, balançou as redes em oito oportunidades e deu 24 assistências.
Foto/ Divulgação: Manchester City