De vilão a herói, Bernardo Silva vive semana intensa no City e se torna ‘maior desejo’ de outro gigante europeu

5 minutos de leitura

Bernardo Silva, do Manchester City, é o maior desejo de outro gigante europeu para a próxima temporada. A imprensa espanhola vem repercutindo que Joan Laporta, presidente do Barcelona, está disposto a contratá-lo. O português já estava na agenda do Barça no meio do ano passado, quando o técnico Xavi Hernández conversou com o meia para convencê-lo a assinar pelo time culé.

A realidade econômica do Barcelona foi o que impediu o clube culé de negociar com o Manchester City, que acabou renovando com o time inglês até junho de 2026.

De acordo com o jornal espanhol “Sport”, a cláusula de rescisão de Bernardo Silva é de 58 milhões de euros (R$ 321,32 milhões).

O momento de Bernardo Silva

Bernardo Silva vive uma semana de altos e baixos. Ou melhor, de baixos e altos, já que perdeu pênalti contra o Real Madrid na quarta-feira (17) e marcou o gol da vitória sobre o Chelsea na tarde deste sábado (20), classificando o Manchester City para a final da Copa da Inglaterra.

Apesar da semana difícil e a especulação sobre o futuro no Barcelona, o português parece estar feliz no City, Em entrevista após a vitória na FA Cup, à “BBC”, o atleta até agradeceu o calendário apertado por ele dar mais oportunidades de “consertar as coisas”.

— (Estou) Muito feliz depois de uma semana muito frustrante para todos nós, para mim pessoalmente. O bom é que no Manchester City, você joga a cada três dias. A cada três dias você tem a chance de consertar as coisas e agora temos uma chance para ganhar outro troféu.

Números de Bernardo Silva na temporada

  • 10 gols
  • 5 assistências
  • 41 jogos
  • 1º do City em assistências esperadas (xA) na Premier League (assistidos): 6,20 (9)
  • 3º do City em gols esperados (xG) na Champions League (marcados): 1,77 (2)
  • 3º do City em desarmes por jogo na Champions League: 1,4
  • 3º do City em grandes chances criadas na Premier League: 10
  • 3º do City em passes decisivos por jogo na Premier League: 2,0
  • 3º do City em desarmes por jogo na Premier League: 1,6

“Fórmula Vitor Roque”

Diante deste cenário, Laporta tem um plano para empreender a contratação do português. Segundo o portal, o presidente do Barcelona quer aplicar uma estratégia semelhante à que utilizou para contratar Vitor Roque.

O Barcelona acertou com o Athletico Paranense uma transferência avaliada em 30 milhões de euros, que poderá chegar aos 61 milhões dependendo de determinadas condições. No entanto, ficou acordado que o pagamento será feito semestralmente no valor de 5 milhões de euros até atingir o valor acordado.

Apesar do plano de Laporta, a contratação de Bernardo Silva não será um mar de rosas para o Barcelona, já que o primeiro obstáculo está dentro do próprio clube. Os culés, antes de poderem sonhar com o português, precisam de cumprir a regra 1/1 do fair-play financeiro, que lhes permitiria investir cada euro que ganham em transferências.

Barcelona tem concorrência pesada

Além disso, e conforme noticiado pelo jornalista Oriol Doménech na “Catalunya Ràdio”, o Barcelona não será o único clube a apostar no meia português. O rival na corrida por Bernardo Silva é o Paris Saint-Germain, que também já tentou sua contratação no meio do ano passado. não será outro senão o PSG, que já realizou a sua contratação no passado.

De acordo com o “Sport”, Luis Campos, diretor esportivo do PSG, é apaixonado pelo compatriota e pensa nele como uma das peças-chave para construir o time após a iminente saída de Kylian Mbappé para o Real Madrid.

O poderio econômico do PSG, que dará tudo de si após o adeus da sua maior estrela, será o principal obstáculo para o Barcelona, que precisará utilizar da criatividade de convencer o jogador de 29 anos a abdicar de mais dinheiro por algum projeto esportivo de sucesso.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.