Bernardo Silva explica por que ficou no City: ‘Estaria mentindo se…’

4 minutos de leitura

Bernardo Silva falou sobre sua decisão de permanecer no Manchester City após o fim da última janela de transferências em entrevista à “RTP”. Uma saída do craque português foi frequentemente especulada pela imprensa internacional, com o Barcelona como principal clube interessado no jogador. Porém, o meia-atacante permaneceu no Etihad Stadium e, nesta temporada, marcou três gols e deu três assistências em 13 jogos.

Além do Barcelona, Paris Saint-Germain e o mercado da Arábia Saudita também foram ligados ao jogador. Bernardo Silva, por sua vez, disse o motivo que o fez permanecer no Manchester City.

“Eu mentiria se dissesse que não pensei nas ofertas sauditas. Mas o que me interessou foi o calor de jogar uma semifinal da Champions League, ouvir o estádio (Etihad) enlouquecer depois de marcar contra o (Real) Madrid nas semifinais ou quando vencemos a final contra o Inter. Eu não queria desistir disso — disse.

Bernardo Silva foi fundamental na campanha campeã da Champions League, três gols e dando uma assistência. No jogo da volta contra o Real Madrid nas semifinais, o português marcou dois gols na goleada por 4 a 0 no Etihad Stadium, que classificou os Citizens para a final.

Ao fim da janela, Bernardo Silva renovou contrato com o Manchester City até o final de junho de 2026, aliviando os torcedores e o técnico Pep Guardiola.

Bernardo Silva “queridinho” de Guardiola no City

Guardiola nunca escondeu sua admiração por Bernardo Silva. A última demonstração foi após o derby de Manchester, que o City venceu o United por 3 a 0 no Old Trafford com dois gols de Erling Haaland — um deles com assistência do português — e outro de Phil Foden.

— Eu poderia ficar 10 minutos falando sobre o que Bernardo significa para mim, para nosso time. Ele é um jogador que está além do bom, em todos as áreas. Ele entende tudo. Estamos apaixonados por ele. Estávamos com medo de perdê-lo. Com certeza (sorte que ele ficou). Ele é insubstituível. Eu sei que ele está feliz aqui — afirmou Guardiola ao final da partida.

Retorno ao Benfica

Bernardo Silva foi revelado pelo Benfica, clube pelo qual jogou de 2002 a 2013 na base, de 2013 a 2014 no time B e de 2013 a 2015 na equipe principal. No total, foram 41 jogos, sete gols e sete assistências, além de três títulos em 2013/14: Campeonato Português, Taça de Portugal e Taça da Liga Portuguesa. Na entrevista, o meia-atacante de 29 anos falou sobre sua vontade de retornar ao clube que o criou.

— Eu quero. Se o clube me quiser, obviamente que as coisas vão acontecer e o salário nunca será problema. Não consigo fugir ao meu “benfiquismo” e, com todo o respeito, sou incapaz de jogar no Sporting ou no Porto — declarou Bernardo Silva.

Após servir a seleção para a última data Fifa do ano, Bernardo Silva retorna para o Manchester City para enfrentar o Liverpool no próximo sábado (25), 9h30 (horário de Brasília), no Etihad Stadium, em jogo válido pela 13ª rodada da Premier League.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.