Bernardo Silva explica por que ficou no City: ‘Estaria mentindo se…’

5 minutos de leitura

Bernardo Silva falou sobre sua decisão de permanecer no Manchester City após o fim da última janela de transferências em entrevista à “RTP”. Uma saída do craque português foi frequentemente especulada pela imprensa internacional, com o Barcelona como principal clube interessado no jogador. Porém, o meia-atacante permaneceu no Etihad Stadium e, nesta temporada, marcou três gols e deu três assistências em 13 jogos.

Além do Barcelona, Paris Saint-Germain e o mercado da Arábia Saudita também foram ligados ao jogador. Bernardo Silva, por sua vez, disse o motivo que o fez permanecer no Manchester City.

“Eu mentiria se dissesse que não pensei nas ofertas sauditas. Mas o que me interessou foi o calor de jogar uma semifinal da Champions League, ouvir o estádio (Etihad) enlouquecer depois de marcar contra o (Real) Madrid nas semifinais ou quando vencemos a final contra o Inter. Eu não queria desistir disso — disse.

Bernardo Silva foi fundamental na campanha campeã da Champions League, três gols e dando uma assistência. No jogo da volta contra o Real Madrid nas semifinais, o português marcou dois gols na goleada por 4 a 0 no Etihad Stadium, que classificou os Citizens para a final.

Ao fim da janela, Bernardo Silva renovou contrato com o Manchester City até o final de junho de 2026, aliviando os torcedores e o técnico Pep Guardiola.

Bernardo Silva “queridinho” de Guardiola no City

Guardiola nunca escondeu sua admiração por Bernardo Silva. A última demonstração foi após o derby de Manchester, que o City venceu o United por 3 a 0 no Old Trafford com dois gols de Erling Haaland — um deles com assistência do português — e outro de Phil Foden.

— Eu poderia ficar 10 minutos falando sobre o que Bernardo significa para mim, para nosso time. Ele é um jogador que está além do bom, em todos as áreas. Ele entende tudo. Estamos apaixonados por ele. Estávamos com medo de perdê-lo. Com certeza (sorte que ele ficou). Ele é insubstituível. Eu sei que ele está feliz aqui — afirmou Guardiola ao final da partida.

Retorno ao Benfica

Bernardo Silva foi revelado pelo Benfica, clube pelo qual jogou de 2002 a 2013 na base, de 2013 a 2014 no time B e de 2013 a 2015 na equipe principal. No total, foram 41 jogos, sete gols e sete assistências, além de três títulos em 2013/14: Campeonato Português, Taça de Portugal e Taça da Liga Portuguesa. Na entrevista, o meia-atacante de 29 anos falou sobre sua vontade de retornar ao clube que o criou.

— Eu quero. Se o clube me quiser, obviamente que as coisas vão acontecer e o salário nunca será problema. Não consigo fugir ao meu “benfiquismo” e, com todo o respeito, sou incapaz de jogar no Sporting ou no Porto — declarou Bernardo Silva.

Após servir a seleção para a última data Fifa do ano, Bernardo Silva retorna para o Manchester City para enfrentar o Liverpool no próximo sábado (25), 9h30 (horário de Brasília), no Etihad Stadium, em jogo válido pela 13ª rodada da Premier League.

<!-- Author Start -- data-lazy-src=
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.