Benfica x Sporting: quem venceu mais no clássico de Lisboa?

2 minutos de leitura

A rivalidade entre Benfica x Sporting é popularmente nomeada como Clássico dos Clássicos, sendo um confronto que é realizado há mais de um século. Reunindo as duas maiores equipes de Lisboa, é um dos jogos que atrai os olhares dos torcedores em Portugal. Com origens históricas distintas, o retrospecto envolve momentos que vão além do campo.

Toda a rivalidade iniciou em 1907, com ampla diferença estrutural entre os clubes. O Sporting era considerado um dos melhores clubes do país. A ótima estrutura fornecida pelos Leões atraiu diversos jogadores, principalmente do Benfica, que encontrava dificuldades para encontrar um local para realizar as partidas como mandante.

Na temporada de 1909/10, o Sporting desistiu de disputar o último jogo em protesto contra a suspensão de Augusto de Freitas. A Associação de Futebol de Lisboa (AFL) alegou que o goleiro agrediu um adversário no clássico contra o Benfica. No ano seguinte, os Leões não compareceram na última rodada que seria marcada pelo derby de Lisboa, alegando que as “Águias não eram dignas de pisar em suas instalações”.

Conheça o histórico de Benfica x Sporting, o Clássico dos Clássicos.

Benfica x Sporting: quem leva a melhor no histórico de confrontos?

O histórico recente do Clássico dos Clássicos é marcado por equilíbrio. Mas o Benfica construiu boa vantagem no duelo, vencendo 137 das 315 partidas disputadas. O Sporting conquistou 112 vitórias, além de 66 empates no total.

O campeonato que mais recebeu o clássico é a Liga Portuguesa. O Clássico dos Clássicos foi disputado 178 vezes, com ampla vantagem do Benfica, que venceu 82 jogos. No outro lado do confronto, o Sporting conseguiu 49 vitórias, além de 47 empates.

O Benfica construiu a vantagem contra o rival no decorrer dos anos, principalmente com a evolução estrutural do clube. Entre 1908 e 1915, conseguiu uma sequência de 14 jogos sem perder. A maior invencibilidade do Sporting é recente, quando não foi derrotado pelas Águias em cinco clássicos seguidos, entre 2014 e 2015.

Jogadores que atuaram nos dois clubes

Um total de 52 jogadores defenderam as duas camisas no clássico entre Benfica x Sporting, mas somente quatro estrangeiros, como o peruano André Carrillo e o sérvio Lazar Markovic. A lista inclui dois brasileiros: o atacante Derlei e o meia Bruno César. No atual elenco dos clubes, Nuno Santos e João Mário estiveram presente nos dois lados da rivalidade.

Primeiro clássico

O primeiro clássico entre Benfica x Sporting foi realizado no dia 1º de dezembro de 1907. O jogo foi válido pela 3ª rodada do Campeonato Lisboa. O palco da partida foi o Campo da Quinta Nova, em Carcavelos, local que era utilizado pelas Águias como mandante. Os Leões conseguiram a vitória por 2 a 1.

O Sporting entrou em campo com oito jogadores que abandonaram o Benfica, atraídos pela ótima estrutura dos Leões, como Cândido Rodrigues, autor do primeiro gol. Corga empatou a partida, mas Cosme Damião marcou contra e fechou o placar.

Retrospecto Benfica x Sporting

Jogos: 316

Vitórias do Benfica: 137

Vitórias do Sporting: 67

Empate: 112

Quem mais jogou?

Mário Coluna (30 jogos).

Quem mais marcou?

Fernando Peyroteo (Sporting) – 31 gols.

Qual a maior goleada?

Sporting 7 x 1 Benfica em 14 de dezembro de 1986, pela Liga Portugal.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.