Ben Godfrey – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
324
Ben Godfrey
Foto: Divulgação/Everton FC

Benjamin Matthew Godfrey, conhecido como Ben Godfrey é um jogador de futebol profissional inglês. A saber, nasceu no dia 15 de janeiro de 1998 em York, North Yorkshire, Inglaterra. Contudo, atualmente o zagueiro joga no Everton. Em suma, Godfrey começou a jogar bola aos treze anos no York City e na infância idolatrava Thierry Henry, atacante francês.

Ben Godfrey – Início de carreira

Ben Godfrey começou sua trajetória nos campos aos treze anos de idade e, assim, chegou ao primeiro clube de sua carreira, o York City, onde começou a atuar nas categorias de base do clube. Entretanto, em maio de 2011, o jogador foi o capitão do time sub-13 York & District.

Assim, naquela oportunidade, o time de Godfrey derrotou o Southampton no Stadium MK na final do English Schools ‘FA Inter-Association Trophy. Portanto, foi a primeira vez que uma equipe de York ganhou uma competição de FA das Escolas da Inglaterra.

Entretanto, Godfrey, já movimentava o mercado da bola, logo vários olheiros começaram a discutir o seu futuros com seus pais. Por outro lado, a carreira do jogador naquele momento era de altos e baixos e, assim, seus pais conseguiram que o atleta ingressasse o Middlesbrough.

Todavia, a mãe do jogador sugeriu que ele fizesse testes em outros clubes. Diante disso, o zagueiro fez avaliações no Leeds United e Sheffield Wednesday. Em contrapartida, ele foi rejeitado pelas duas equipes e quase desistiu do futebol.

No entanto, Godfrey ganhou uma nova chance no York City Sub-15, juntamente com uma bolsa de estudos. Aos 15 anos, o jogador foi o capitão da equipe sub-18 do York na temporada 2014/15.

Trajetória, conquistas e highlights de Ben Godfrey

A saber, em 11 de outubro de 2014. Godfrey fez sua primeira partida como profissional. Todavia, o atleta ficou no banco de reservas em jogo pela League Two contra o Newport County. 

Posteriormente, em 18 de agosto de 2015, Godfrey estreiou aos 17 anos, em uma partida em casa, com vitória de 1 x 0 do York FC sobre Yeovil Town. Por outro lado, seu primeiro gol veio em 14 de novembro de 2015, em uma derrota em casa contra o Plymouth Argyle, por 2 x 1.

Ademais, diante da suas boas atuações o jovem meia inglês já agitava o mercado de transferências. Contudo, Ben Godfrey, no York FC atuou em quinze partidas e marcou um gol.

Nesse ínterim, o meia chamou a atenção de vários clubes europeus, surgido assim, rumores de que o jogador estava na mira do Norwich City. Todavia, no mercado de transferências, The Canaries venceram a concorrência e o jogador foi anunciado. 

Norwich City 

Primeiramente, em 15 de janeiro de 2016, Godfrey assinou com o Norwich City em um contrato de três anos e meio, por uma taxa de transferência não revelada. Entretanto, o zagueiro jogou inicialmente nas equipes de base do clube.

Todavia, em 23 de agosto, estreou no profissional, como substituto, aos 20 minutos do 2º tempo, contra o Coventry City, em uma partida válida pela Copa EFL de Norwich. Ademais, nessa partida marcou um gol aos 87 minutos, em uma vitória em casa, por 6 x 1.

Godfrey, na Premier League, jogou sua primeira partida em uma vitória por 2 x 0, em casa, sobre o Birmingham City. O jogo aconteceu em 28 de janeiro de 2017, e o atleta entrou aos 36 minutos do 2º tempo.

Entretanto, o jogador movimentou o mercado da bola. Assinou um novo contrato de quatro anos com o Norwich em 11 de agosto de 2017, permanecendo no clube até o verão de 2021. Em contrapartida, o zagueiro, em 24 de agosto de 2017, foi emprestado ao Shrewsbury Town.

No entanto, para a temporada 2018/19, Godfrey estava de volta ao Norwich e ajudou na bela campanha do time para subir à Premier League. Diante de suas boas atuações, o zagueiro  virou os holofotes do mercado da bola e chamou atenção do Everton de Carlo Ancelotti.

Everton

Contudo, em 5 de outubro de 2020, Godfrey agitou o mercado de transferências e se juntou ao Everton na Premier League em um contrato de cinco anos, no valor estimado de 25 milhões de libras. Entretanto, o jogador fez sua primeira partida pela equipe inglesa somente em 17 de outubro em um empate por 2 x 2  com o Liverpool, assim, entrou no lugar de Séamus Coleman, aos 31 minutos, após uma lesão.

No entanto, o clube teve lesões de jogadores importantes na temporada, assim, Ben Godfrey passou a estar presente na equipe titular e, desempenhou um papel crucial na busca dos Toffees por uma vaga em competições europeias.

No mais, o que contribuiu para a permanência do jogador no time princiapl, mesmo com o retorno dos  titulares, foi sua versatilidade. Ademais, Godfrey é naturalmente um zagueiro central, porém ele joga em ambas as laterais e até como o primeiro homem do meio-campo, se necessário.

Em suma, o jovem zagueiro teve excelentes atuações e, ao lado de Michael Keane, fez uma parceria formidável. No Everton, Godfrey jogou, até então, 36 partidas e participou de duas assistências.

Transferências e Mercado da Bola de Ben Godfrey

Em 2020, Godfrey, agitou novamente o mercado da bola e, assim, chamou a atenção de clubes como Milan e Napoli. Entretanto, o zagueiro tem contrato com o Everton até 2025.

Contudo, o zagueiro está em ascensão em seu time. E tem feito boas atuações. Diante disso, no final de sua primeira temporada no clube, Godfrey foi eleito pelos fãs do Everton como o Jovem Jogador da Temporada do clube. 

Por outro lado, continuou a atrair olhares e vários rumores com seu nome no mercado da bola. Entretanto, mesmo após esses rumores, o jogador permanece no Everton para a temporada 2021/22.

Seleção Inglesa

Ben Godfrey, estreou na Seleção Inglesa Sub-20 em 2019. Posteriormente, foi convocado para a seleção nacional Sub-21, pela primeira vez, em setembro de 2019 para as partidas de qualificação do Campeonato da Europa de Sub-21 da UEFA de 2021 contra a Turquia e Kosovo.

Por fim, Godfrey marcou seu primeiro gol pela Seleção em 8 de setembro de 2020, em uma vitória por 2 x 1 fora de casa contra a Áustria. Dessa forma, a classificação para o Campeonato da Europa Sub-21 de 2021.