Jude Bellingham é uma das grandes esperanças do Real Madrid no duelo contra o Manchester City, nesta quarta-feira (17), pela Champions League, a partir das 16h (de Brasília). Além de sua importância dentro de campo, o inglês se destaca pela forte personalidade e posicionamento em temas importantes.
Em entrevista coletiva nesta terça-feira (16), Bellingham levantou sua voz sobre o racismo no futebol e saiu em apoio de Aurélien Tchouaméni e Vinicius Junior. O jogador também fez sua projeção do embate entre Citizens e Merengues. Como a primeira partida terminou em 3 a 3, qualquer simples vitória dá a vaga ao Real Madrid.
Bellingham presta apoio a Vinicius Junior na luta contra o racismo
O atleta ponderou como Vinicius Junior é equivocadamente responsabilizado pelos atos de racismo que é vítima. Bellingham criticou a situação e disse que ações devem ser feitas pelas autoridades em prol do bem estar do brasileiro.
–As pessoas no poder precisam fazer mais, especialmente com Vini. Acho que a culpa recai mais sobre ele, talvez por causa de seu estilo de jogo e da maneira como ele gosta de se expressar, e não acho que isso seja justo. O futebol sentiria falta de jogadores como Vini se ele decidisse sair por causa disso. É preciso que mais seja feito para apoiar esses jogadores.
Tchouaméni foi alvo de insultos racistas no último sábado (13), durante a vitória do Real Madrid sobre o Mallorca. Bellingham constatou que isso tem sido tão reincidente em La Liga a pontos dos jogadores se acostumarem com essas ofensas. O inglês clamou por soluções efetivas contra o racismo no futebol espanhol.
–Acho que nos jogos em que jogamos fora, especialmente na La Liga, você quase se acostuma. Acho que é uma maneira horrível de um jogador se preparar para um jogo, sabendo que provavelmente sofrerá abusos raciais. É nojento. Isso não deveria acontecer. (…) É definitivamente um apelo para que as pessoas que estão no comando assumam o controle. Duvido que vai acontecer. Será algo que imagino que ainda teremos que lidar nos jogos.
Favoritismo entre Manchester City e Real Madrid? Bellingham discorda
Bellingham falou sobre a possibilidade de haver um favorito no confronto. Apesar de muitas pessoas colocarem o City nesse posto, o camisa 5 deixou isso de lado e ponderou não ter noção de favoritismo, mas garantiu o peso do Real Madrid.
–É preciso compreender que esta é a impressão que vem de fora. Não sei quem é o favorito, mas sei que somos o Real Madrid e que somos muito bons.
O atleta da seleção inglesa destacou que esse é uma partida propícia para o Real Madrid. Campeão da Champions League por 14 oportunidades, o clube espera duelos decisivos como este contra o Manchester City.
–São jogos feitos para o Real Madrid, é por isso que você se junta a este clube. Estou muito entusiasmado e mal posso esperar para jogar.
Manchester City tentou contratar Bellingham no início da temporada
Clubes da Premier League sonharam com Bellingham, mas a concorrência do Real Madrid foi brutal para os britânicos. Questionado sobre a procura de equipes como o Manchester City, o jogador revelou que manteve contato com diversos clubes, mas que tudo se alinhou quando os merengues entraram na parada.
—No verão passado, falei com muitos clubes. Mas quando o Real Madrid entrou na jogada… não tive que pensar duas vezes.
Bellingham fez uma excelente primeira metade de temporada, mas teve algumas dificuldades na sequência, com lesões e suspensões em jogos de La Liga. Ele tem 21 gols e 10 assistências na temporada, mas marcou três vezes nas últimas dez partidas.