A Premier League empilhou prêmios no Golden Boy realizado nesta sexta-feira (17) pelo jornal italiano “TuttoSport”. Jogadores, dirigentes e até mesmo agentes venceram a honraria do troféu mais tradicional concedido a atletas no futebol mundial.
A premiação teve diversas categorias e revelou os vencedores no site do jornal. A cerimônia de gala, porém, será no dia 4 de dezembro, em Turim, na Itália.
Jude Bellingham é o Golden Boy com 97% dos votos
Bellingham venceu o prêmio mais importante do evento. O inglês conseguiu uma votação histórica e recebeu 485 pontos dos 500 possíveis na eleição realizada por 50 renomados jornalistas europeus. O percentual de 97% é o mesmo de quando Kylian Mbappé foi eleito Golden Boy em 2017.
O camisa 5 se torna o primeiro jogador da história do Real Madrid a vencer como melhor jogador sub-21 do mundo, mas muito da conquista se deve a seu desempenho nos tempos de Borussia Dortmund. Recentemente, ele havia vencido o troféu Kopa na Bola de Ouro, concedido pela revista “France Football”
Campeão da Premier League, Haaland é escolhido Golden Player da temporada
Erling Haaland ficou em segundo na Bola de Ouro, mas foi escolhido como jogador de ouro na premiação do Golden Boy. Um quadro de ex-jogadores notáveis formou o colégio eleitoral da categoria. Matthäus, Stoichkov, Shevchenko, Verón, Nedved e Fabregas foram alguns dos votantes.
O norueguês viveu uma temporada incrível pelo Manchester City. Além dos três títulos, marcou incríveis 52 gols em 53 jogos com a camisa do time inglês.
Edu Gaspar vence como melhor diretor do futebol europeu
Sem protagonismo de jogadores, o Brasil foi representado por Edu Gaspar na votação. O diretor do Arsenal venceu o prêmio também decidido pelo quadro de lendas. Apesar de não ter conquistado títulos, o time do Emirates Stadium viveu uma bela temporada.
O brasileiro, homem do forte do futebol do clube, tem grande parcela desse sucesso. Edu foi o responsável por segurar Mikel Arteta nos momentos de crise e montar o elenco da equipe.
Dirigente do Brighton é eleito o melhor presidente
O grande trabalho do Brighton foi recompensado. O Golden Boy elegeu Tony Bloom como melhor presidente de clubes do futebol europeu. O dono dos Seagulls liderou uma revolução que colocou o time no cenário continental pela primeira vez e recebeu os méritos por sua atuação.
Na última temporada, o Brighton ficou em sexto na Premier League e se classificou à Europa League. O clube também se destaca pelo jogo bonito do técnico Roberto De Zerbi e pela facilidade em encontrar jovens talentos.
?⭐️ Brighton president Tony Bloom wins the Best European President Award at Golden Boy 2023 voted by Board of Legends. pic.twitter.com/GqiUVb1kyo
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) November 17, 2023
Agende Moisés Caicedo também é premiado
Ali Barat, empresário de Moisés Caicedo, foi escolhido como o melhor agente da temporada. Ele protagonizou a histórica contratação do equatoriano pelo Chelsea junto ao Brighton. A transferência custou 133 milhões de euros (equivalente a R$ 715 milhões) e foi a maior da história da Premier League.
?⭐️ Ali Barat from Epic Sports wins the Best Agent Award at Golden Boy voted by Tuttosport.
“I am proud and honored to receive the Golden Agent Award 2023, representing this fantastic team”, Barat says. pic.twitter.com/hJqFSJknc1
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) November 17, 2023
Outras premiações:
- Jogador mais jovem a ser indicado ao Golden Boy: Lamine Yamal (Barcelona)
- Prêmio de maior desafio do ano: Cristiano Giuntoli (diretor esportivo – Juventus)
- Golden Boy Italiano: Giorgio Scalvini (Atalanta)