O impacto de Jude Bellingham ainda na época de Birmingham City colocou um alerta para os principais clubes ingleses, que deixaram o astro “escapar” para o Borussia Dortmund, onde se tornou uma grande estrela a ponto de se transferir ao Real Madrid.
Assim, um meio-campista inglês de apenas 17 anos, que está encantando a Inglaterra e a Europa, é vigiado pelos principais clubes do mundo. Trata-se de Chris Rigg, que joga pelo Sunderland na Championship, e que vem ganhando comparações até com Bellingham.
✅ Siga a PL Brasil no Threads, BlueSky e WhatsApp.
O potencial de Rigg é difícil de quantificar, mas ele já é titular absoluto no meio-campo do Sunderland desde a temporada passada. Poucos jogadores no mundo atraem tanta atenção aos 17 anos como Chris. A sua capacidade de chamar o jogo, visão e definição são quase únicas na sua idade.
De acordo com o “Diario As”, Barcelona, Real Madrid, Borussia Dortmund e Bayern de Munique monitoram o meia comparado a Bellingham. O site “Give Me Sport” publicou que o Liverpool é mais um que está de olho no garoto. Por isso, o Sunderland agiu rápido e deu um novo contrato a Riggs que vale até 2027.
A trajetória do ‘novo Bellingham’
Chris Rigg foi relacionado pela primeira vez para uma partida oficial em 2022/23, quando o Sunderland viveu uma crise de lesões. O meia foi chamado para compor o banco de reservas contra o Blackpool, mas acabou não entrando em campo naquele empate em 1 a 1.
Sua estreia foi acontecer de fato em janeiro de 2023, quando entrou nos minutos finais da vitória sobre o Shrewsbury pela Copa da Inglaterra. Ele tinha 15 anos na ocasião e se tornou o segundo jogador mais jovem a atuar na história do Sunderland.
Ele foi convocado para fazer parte da pré-temporada 2023/24 com o time principal. Marcou o gol da vitória em um amistoso contra o South Shields em julho de 2023 e, assim, foi chamado para uma viagem até os Estados Unidos para a disputa de uma série de jogos amigáveis.
No primeiro confronto em solo norte-americano, contra o San Antonio, o “novo Bellingham” foi titular e marcou um gol na vitória por 3 a 1. Ele estufou as redes novamente em 22 de julho, contra o North Carolina, em mais um triunfo dos ingleses. Depois entrou em campo no empate em 1 a 1 com o Mallorca.
No dia 8 de agosto marcou seu primeiro gol como profissional na primeira rodada da Copa da Liga Inglesa, contra o Crewe Alexandra. Rigg, com 16 anos, jogou os 90 minutos naquela disputa em que o Sunderland foi eliminado nos pênaltis.
A joia comparada a Bellingham estreou na Championship na quinta rodada, entrando no final do segundo tempo contra o Southampton e marcando o último gol da goleada por 5 a 0 aos 50 minutos.
Ao todo, o meio-campista soma três gols em 30 jogos pelo Sunderland e nesta temporada entrou em campo cinco vezes, quatro na Championship e uma na Copa da Liga Inglesa.
Na seleção inglesa, Rigg já atuou nas categorias sub-15, sub-16, sub-17 e sub-18. Ele disputou a Copa do Mundo sub-17 na Indonésia, deu uma assistência, mas foi eliminado nas oitavas de final diante do Uzbequistão.