Belletti enaltece relação com Mourinho e analisa jogo contra o Barcelona em 2008/09

O ex-lateral direito jogou por três temporadas na Premier League pelo Chelsea e tem boas lembranças do treinador português

belletti
(Phill Cole/Getty Images)

No último sábado (05), o ex-lateral brasileiro Juliano Belletti, participou do lançamento de um livro sobre um time histórico do Barcelona, e bateu um papo com o PL Brasil, contando alguns detalhes da sua relação com Mourinho e do confronto contra os catalães, válido pela semifinal da Liga dos Campeões da temporada 2008/09.

Leia mais Listamos as 10 melhores contratações do Chelsea nos últimos anos

Brasileiro chegou em agosto de 2007 ao Chelsea a pedido de Mourinho, que foi demitido semanas depois (Foto: REUTERS)

Belletti e os elogios a José Mourinho

Belletti foi contratado pelos Blues em 2007/08, a pedido de José Mourinho. “Ele me ligou e disse que precisava de um lateral direito. Mesmo no Barcelona, jogar uma Premier League e ser treinado por um dos maiores treinadores do mundo é uma oferta tentadora”.

O brasileiro ainda contou que, em um confronto anterior, o português havia feito um pedido no mínimo curioso.

“Eu cheguei no clube e me contaram algumas histórias sobre o Mourinho. Em um confronto contra o Barcelona, ele havia pedido para que os funcionários ‘estragassem’ o campo para que o nosso time não pudesse tocar a bola, como gostávamos”.

Mourinho foi importante para a adaptação de Belletti. Segundo o jogador, além de ser pedido do treinador, o brasileiro recebia treinamentos especiais.

“Mourinho fez um treino só para mim sem que eu percebesse. Na verdade, sem que ninguém percebesse. Era para eu entender como que o Chelsea jogava taticamente”.

https://www.youtube.com/watch?v=1QwkIUsZffg

“Ele colocou o Wright-Phillips, um ponta inglês baixinho e muito rápido, para eu marcar em um campo reduzido. Foi o cara que mais me ajudou no setor defensivo na minha carreira. Ele tinha uma recomposição ofensiva e defensiva muito boa”.

“Mourinho conseguia trabalhar tudo que o futebol exigia, naquele campo reduzido. Talvez dez contra dez, nove contra nove. acho que era algo diferente que ele teve, pois tive no Chelsea Ancelotti, Felipão, Hiddink, e ninguém conseguia fazer tão bem isso como ele. No mesmo treino, tirar proveito de todos os fundamentos que o futebol exige”

Apesar disso, eles passaram pouco tempo juntos. Após uma briga com Abramovich, Mourinho foi demitido e o dirigente Avram Grant assumiu o posto.

A equipe chegou a três finais, mas perdeu todas: Copa da Liga, sendo derrotado pelo Tottenham, além de Premier League e Champions para o Manchester United.

Confronto épico entre Chelsea x Barcelona

Em sua segunda temporada, Belletti era um jogador importante no clube. O time chegou até a semifinal da Liga dos Campeões novamente, quando teve de enfrentar o Barcelona.

https://www.instagram.com/p/BcW2spYjFNY/?hl=pt-br&taken-by=julianobelletti

O Chelsea empatou o primeiro jogo, no Camp Nou, por 0 a 0 e foi seguro para o segundo. Com 9 minutos, Essien marcou um dos gols mais bonitos da história dos Blues.

O time tinha a vantagem e, aos 66, Abidal foi expulso após falta dura em Anelka.

Com um a mais, o time inglês recuou. “Esse passe pra trás da gente era para eles terem a posse de bola, mas não criar”.

Tudo andava bem para os londrinos. Até que Iniesta, de fora da área, nos acréscimos, marca um golaço.

“Iniesta chutou quantas bolas de fora da área na carreira? Duas? Três? Foi um lance que não esperávamos”.

Belletti viu Andrés Iniesta marcar um dos mais bonitos da história da competição e eliminar o Chelsea (Foto: David Rawcliffe/Propaganda 2009)

Apesar da eliminação, Belletti hoje vê que o resultado do jogo foi bom.

“Fomos eliminados por dois empates. É triste, mas jogamos de igual para igual contra um dos melhores times da história do futebol”.

Belletti é um dos muitos personagens brasileiros na Inglaterra. Foram 94 jogos pelo Chelsea, com 5 gols e 6 assistências. O lateral foi campeão da Premier League, da Supercopa da Inglaterra e duas vezes da FA Cup.

Se não é figura simpática aos torcedores do Arsenal, já que marcou o gol do título do Barcelona sobre os Gunners na Champions de 2005/06, para os fãs do Chelsea, Belletti marcou seu nome na história.

https://www.youtube.com/watch?v=cmd2fGHP-dU