Técnico sensação da Premier League é o plano B do Bayern para Xabi Alonso

4 minutos de leitura

A temporada ainda não acabou, mas a dança das cadeiras dos técnicos já começou na Premier League e nas demais ligas europeias. As saídas de Jürgen Klopp do Liverpool e de Thomas Tuchel do Bayern de Munique geraram uma busca acirrada por substitutos.

O principal nome para os dois lados é Xabi Alonso, ex-meio-campista dos Reds que lidera a Bundesliga com o Bayer Leverkusen, ainda invicto na temporada. E sua decisão pode afetar o destino de Unai Emery, técnico do Aston Villa, que se tornou alternativa para os bávaros.

Xabi Alonso: Liverpool ou Bayern?

De acordo com a revista alemã “Kicker”, o Liverpool parece estar na frente na disputa por Alonso. A reportagem afirma que os Reds já estariam em “negociações avançadas” com o técnico.

No entanto, Alonso não descarta a possibilidade de permanecer na Alemanha, mas tenderia ao próprio Leverkusen, onde se sente feliz e valorizado. O Bayern segue o colocando como prioridade, ainda mais pelo fato de “perderem” o título justamente para o time que o espanhol comanda.

Xabi Alonso é um dos técnicos da nova geração Liverpool Premier League Bayern
Foto: Icon sport

A disputa por Xabi Alonso é apenas um capítulo da complexa dança das cadeiras dos técnicos na Europa. O Barcelona também está em busca de um novo comandante, uma vez que Xavi deixará o comando da equipe ao fim da temporada.

Na Catalunha, Klopp e Tuchel são vistos como nomes de grande interesse, além de Hansi Flick, ex-Bayern e campeão da Champions League com o clube alemão em 2020, que é tido como favorito pelos veículos espanhóis.

O impacto na Premier League

Caso não consigam contratar o treinador do seu rival na Bundesliga, o Bayern tem outras opções na mira. Uma surpresa na lista é Unai Emery, atual técnico do Aston Villa.

O espanhol eliminou o Bayern da Champions League quando comandava o Villarreal duas temporadas atrás. Atualmente, o Villa ocupa uma impressionante quarta posição na Premier League, mostrando a capacidade de Emery em fazer um trabalho de alto nível.

Aston Villa Unai Emery
(Foto: Icon sport)

Emery teve grande sucesso no Sevilla, onde conquistou três títulos da Europa League seguidos antes de comandar o PSG. Teve uma passagem de altos e baixos no Arsenal, voltou a ser campeão europeu com o Villarreal e atualmente faz um trabalho muito elogiado no Villa.

Títulos de Unai Emery na carreira:

  • 4x Europa League (2014, 2015, 2016, 2021)
  • 2x Copa da França (2017, 2018)
  • 2x Copa da Liga Francesa (2017, 2018)
  • 2x Supercopa da França (2017, 2018)
  • 1x Ligue 1 (2018)

Segundo o Kicker, outras opções do Bayern incluem Zinedine Zidane, ex-Real Madrid, e Sebastian Hoeness, sobrinho do ex-presidente Uli Hoeness.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]