‘Fórmula Bellingham’: Bayern mira joia inglesa e quer vencer concorrência da Premier League

3 minutos de leitura

Uma jovem promessa do Leeds United não para de chamar a atenção de gigantes europeus. Depois de times da Premier League, o Bayern de Munique aparece como um admirador do atleta de apenas 18 anos.

Archie Gray é apontado como um dos grandes nomes do futebol inglês para o futuro. Apesar da pouca idade, joga regularmente pelo Leeds na Championship e em breve pode dar um passo rumo a um clube maior. Mas qual será o time a contratar a jovem estrela?

Bayern de Munique acompanha Archie Gray e pode repetir movimento de sucesso

De acordo com o jornalista Florian Plettenberg, da “Sky Sports”, o Bayern de Munique monitora os passos de Archie Gray. O clube tem noção de sua qualidade e o classifica como um “talento de topo”. Contudo, ainda não existe contato direto entre os clube alemão e o jogador, que tem contrato com o Leeds até junho de 2028.

Archie Gray Leeds
Archie Gray é jogador do Leeds (Foto: Icon Sport)

A movimentação de tirar um jovem inglês vem sendo uma fórmula de sucesso aplicada por clubes alemães. O Borussia Dortmund contratou Sancho e Bellingham ainda como promessas. O ponta deixou o Manchester City por 7 milhões de euros quando ainda tinha 17 anos, enquanto o meio-campista foi contratado junto ao Birmingham, por 22 milhões de euros, também aos 17 anos.

O Bayern de Munique também tem seu inglês de ouro, e não é Harry Kane. Apesar de defender a Alemanha, Jamal Musiala fez boa parte de sua formação no Chelsea. Ele partiu à Allianz Arena em 2018/19, ainda na base. Nascido em Stuttgart, o meia-atacante tem ascendência inglesa e defendeu as categorias inferiores do English Team.

Musiala jogou no Chelsea
Musiala em ação pelo Bayern (Foto: Icon Sport)

Quem é Archie Gray?

  • 18 anos
  • Lateral-direito/Meio-campista
  • Destro
  • 1,85cm

Dono de muito talento, Gray é comparado Alexander-Arnold por seu estilo de jogo e versatilidade. Originalmente, é meio-campista, mas costuma ser escalado por Daniel Farke no lado direito do campo.

Mesmo muito jovem, demonstra maturidade e tranquilidade para jogar. Contra o Chelsea, na Copa da Inglaterra, foi eleito melhor em campo mesmo com a eliminação de sua equipe. Em novembro de 2023, o Liverpool apareceu com tratativas avançadas para levar Gray, mas outros gigantes ingleses e de outros países, como o Bayern de Munique, devem tentar sua contratação.

Archie Gray tem 46 jogos e duas assistências na atual temporada. Ele é um pilar do Leeds United na briga pelo acesso à Premier League. No futebol de seleções, é figurinha carimbada nas equipes de base da Inglaterra.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.