Choupo-Moting devolve Bayern à liderança da Bundesliga

3 minutos de leitura

O Bayern de Munique voltou à liderança da Bundesliga com a vitória na tarde deste sábado (4) sobre o Stuttgart, na casa do adversário, por 2 a 1, pela 23ª rodada da Bundesliga. De Ligt abriu o placar com um belo chute de fora da área, ainda no primeiro tempo, e Choupo-Moting ampliou ao completar uma bela jogada de Musiala e Müller, já na etapa final. Perea diminuiu no fim.

Leia mais

A vitória fez com que o Bayern ultrapassasse o Borussia Dortmund na ponta da tabela. O rival havia assumido a ponta com a vitória sobre o RB Leipzig na última sexta, por 2 a 1, mas o time da Baviera lidou bem com a pressão e também venceu.

Ambos os times tem 49 pontos e o Borussia tem mais vitórias (16 a 14). No entanto, o primeiro critério de desempate na Alemanha é o saldo de gols. E nesse o Bayern ganha de lavada: 45 a 19.

Artilheiro de contrato renovado com o Bayern

O gol que definiu o placar final foi marcado pelo atacante camaronês Choupo-Moting. Musiala puxou a jogada pelo meio e achou Müller na entrada da área, que com um toque serviu o camaronês. Moting, também de primeira, bateu na saída do goleiro e fez 2 a 0.

A jogada coroou a boa fase de Choupo-Moting, que renovou nesta semana com o clube alemão até junho de 2024. Apesar de já ter 33 anos, o camaronês — cujo contrato acabava no fim da atual temporada — convenceu os dirigentes do Bayern e ficar por mais um ano graças ao desempenho. Ele é o artilheiro do time em 2022/23, com 16 gols em 25 jogos.

— Estou super feliz em continuar por mais tempo e continuar a ter muita diversão com o clube. Me sinto muito em casa aqui. Minha família também se sente em casa em Munique. É um ponto muito importante para mim. Estou obviamente muito satisfeito que posso ajudar tanto o time — declarou o atacante quando renovou o contrato.

Choupo-Moting chegou ao Bayern em outubro de 2020, vindo do PSG. Ele fez 83 jogos pelo clube, com 34 gols marcados até aqui. Conquistou a Bundesliga, a Supercopa da Alemanha duas vezes e o Mundial de Clubes em 2020.

Borussia Dortmund venceu outra e foi líder por um dia

A rodada começou na sexta-feira (3) com uma partida entre o vice-líder Borussia Dortmund e o quarto colocado, RB Leipzig, no Signal Iduna Park. Com dois gols no primeiro tempo, de Reus (de pênalti) e Emre Can, o Dortmund logo definiu a parada. Forsberg chegou a descontar no segundo tempo, mas os donos da casa seguraram a vitória por 2 a 1 até o fim.

O resultado levou o BVB momentaneamente para a liderança da Bundesliga. O time só perdeu o lugar com a vitória do Bayern sobre o Stuttgart. Mesmo assim, a fase do time de Dortmund chama a atenção — são onze vitórias seguidas por todas as competições em 2023. Desde que o futebol alemão voltou da pausa para a Copa do Mundo, o time venceu todos os seus jogos.

O gol de Reus contra o Leipzig ainda fez com que o jogador se tornasse o segundo maior artilheiro da história do Borussia.

Union Berlin e Freiburg tropeçam

Os dois times que fecham o top cinco da Bundesliga, Union Berlin (3º) e Freiburg (5º), tropeçaram na rodada. Ambos empataram por 0 a 0 em jogos realizados neste sábado.

O Union recebeu o Colônia, atual 12º, mas não conseguiu tirar o zero do placar. O time da capital alemã ficou com 44 pontos, cinco atrás dos líderes.

Já o Freiburg visitou o Borussia Monchengladbach, que está em 9º na tabela, e também empatou sem gols. O quinto colocado ainda jogou os últimos minutos com um a mais.

Schalke vence confronto direto e deixa lanterna

Em outro jogo que chamou a atenção neste sábado de Bundesliga, o Schalke visitou o Bochum e venceu por 2 a 0. Os gols foram marcados por Riemann e Bulter.

O confronto era entre o então lanterna, Schalke, e o penúltimo colocado. Mas a vitória fez com que os Azuis-Reais ultrapassassem o Bochum, ainda que os dois clubes tenham os mesmos 19 pontos. É o mesmo número de pontos do Hoffenheim, o primeiro fora da zona de rebaixamento.

A vitória foi a segunda seguida do Schalke após uma sequência de sete partidas sem vencer. Na última rodada, a equipe bateu o Stuttgart por 2 a 1. A missão é evitar a volta à segunda divisão, de onde o time saiu como campeão em 2021/22.

Apesar do mau momento, o Schalke tem uma das camisas mais tradicionais do país. O clube é dono da terceira maior torcida da Alemanha, além de já ter vencido a Bundesliga por sete vezes e a Liga Europa uma vez, na década de noventa.

Outros resultados da 23ª rodada da Bundesliga

  • Augsburg 2 x 1 Werder Bremen
  • Mainz 05 1 x 0 Hoffenheim
  • Bayer Leverkusen x Hertha Berlin – domingo (5), às 11h30
  • Wolfsburg x Eintracht Frankfurt – domingo (5), às 13h30

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]