Bayer Leverkusen, City, Arsenal ou outro: Qual o time mais legal da temporada europeia?

6 minutos de leitura

Bayer Leverkusen, Manchester City, Liverpool, Arsenal e Inter de Milão são alguns dos times da temporada europeia que conseguem alinhar bons resultados com um futebol atrativo. Equipes como essas mostram que, além do âmbito competitivo, o jogo pode ser divertido e gerar entretenimento.

A partir daí vem a pergunta: qual o time mais legal da temporada? A PL Brasil elegeu democraticamente um vencedor para o posto, com votos de 11 jornalistas, baseados em critérios como estética de jogo, estilo, originalidade, segurança e produção ofensiva. Antes de saber o resultado da eleição, dê o seu voto!

Qual o time mais legal de se assistir no futebol europeu?

O que o time mais legal da temporada precisa ter ou ser? É necessário que ele faça sorrir, que ele emocione e transforme cada jogo em um evento à parte. Ser aquela equipe que o expectador tira duas horas do seu fim de semana apenas para assistir na televisão. Não basta vencer, tem que convencer e encantar!

Na eleição realizada pela PL Brasil, cada voto teve o mesmo peso. Foram oito votantes da nossa equipe e três convidados externos, que deram seus palpites e ainda puderam justificar.

Vencedor: Bayern Leverkusen

Os alemães receberam seis dos onze votos, o que contabiliza uma porcentagem de 54%, enquanto o Manchester City apareceu em segundo, com dois votos. Aston Villa, Arsenal e Liverpool receberam um voto cada.

Votos da redação da PL Brasil:

João Vítor Castanheira: Manchester City
Lucas Barbosa: Bayer Leverkusen
Pedro Ramos: Arsenal
Diogo Magri: Liverpool
Maria Tereza Santos: Aston Villa
Romulo Soares: Bayer Leverkusen
Guilherme Ramos: Bayer Leverkusen
Gabriel Lemes:
Manchester City

Matheus Cristianini, redator da Trivela: Bayer Leverkusen.

–Fiz uma análise sobre recentemente. Assistindo aos jogos, é gostoso demais. Conseguiu juntar eficiência e estética. A maneira como o time constrói suas jogadas ofensivas, principalmente como o papel dos alas, chama muita atenção.


Victor Canedo, jornalista e colunista da PL Brasil: Bayer Leverkusen.

–O Leverkusen consegue unir tudo. É o “patinho feio” (atenção para as aspas), é o único invicto em toda a elite da Europa e o faz praticando um futebol envolvente, de pressão, contra-ataques ou jogadas trabalhadas pacientemente. Xabi Alonso conseguiu montar um timaço de futebol e me fez assistir a Bundesliga com uma empolgação que há muito tempo não se via. Desconfie de quem não estiver torcendo por eles!


Giulia Vanni, estudante de Jornalismo e criadora de conteúdo: Bayer Leverkusen.

— Em números, em jogos, em tática apresentada, o Bayer Leverkusen sobra hoje. E eu não me refiro nem só aos mais de 35 jogos de invencibilidade (essa frase tem prazo de validade). Xabi Alonso pegou um time na zona de rebaixamento e faz seu primeiro gigante trabalho rumo ao fim de uma homogeneidade no futebol alemão. Pelo fator surpresa, pelo futebol, pela quebra de expectativa e pela torcida por um campeão diferente da Bundesliga depois de 11 anos, a minha escolha para futebol mais divertido de acompanhar é, definitivamente, o jogado em Leverkusen.

Bayer Leverkusen
Leverkusen é a sensação da temporada (Foto: Icon Sport)

O que o Bayer Leverkusen tem de tão especial?

Time base (3-4-2-1): Lukas Hradecky, Jonatan Tah, Edmond Tapsoba e Odilon Kossounou (Piero Hincapié); Jeremie Frimpong, Granit Xhaka, Exequiel Palácios e Grimaldo; Florian Writz e Jonas Hofmann; Victor Boniface.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
9Boniface
10Writz
7Hofmann
20Grimaldo
25Palácios
34Xhaka
5Frimpong
6Kossounou
12Tapsoba
4Tah
1Hradecky

O Bayer Leverkusen é a grande sensação do futebol europeu na temporada. O time lidera a Bundesliga com 10 pontos de vantagem em relação ao vice-líder Bayern de Munique e caminha para encerrar a hegemonia de mais de uma década dos Bávaros. Faltam dez rodadas e a equipe ainda não perdeu. Mas como isso acontece?

O segredo do sucesso é Xabi Alonso. De forma criativa, o treinador construiu uma equipe que consegue ser muito segura e muito ofensiva ao mesmo tempo. Para isso, utiliza um trio de zagueiros e um meio-campo versátil, com jogadores talentosos e voluntariosos na recomposição. Mas o segredo está nas alas. Jeremie Frimpong e Álex Grimaldo têm feito uma temporada espetacular e possuem números de atacantes.

Frimpong em 2023/24

  • 32 jogos
  • 11 gols
  • 9 assistências

Grimaldo em 2023/24

  • 36 jogos
  • 11 gols
  • 13 assistências
Xabi Alonso e Jeremie Frimpong no Bayer Leverkusen (Foto: Icon Sport)

Xabi deseja ver um Leverkusen propositivo, dono da bola e protagonista, mas sabe que é preciso se resguardar. Em momentos do jogo que o time está sendo atacado, uma linha de cinco se forma com o recuo dos alas. Quando a posse está com o Bayer, Grimaldo e Frimpong ficam livres, leves e soltos para se mandarem ao ataque.

  • 37 jogos
  • 32 vitórias
  • 5 empates
  • 106 gols marcados
  • 28 gols sofridos

O time tem tudo para fazer história na temporada. O Bayer Leverkusen nunca foi campeão alemão e não vence um título importante desde 1993. Vivo também na Europa League e na Copa da Alemanha, o time pode fazer história e vencer a tríplice coroa. Mais que ser campeão, o esquadrão de Xabi Alonso tem a oportunidade de levantar taças encantando seus torcedores.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.