Bayer Leverkusen, Manchester City, Liverpool, Arsenal e Inter de Milão são alguns dos times da temporada europeia que conseguem alinhar bons resultados com um futebol atrativo. Equipes como essas mostram que, além do âmbito competitivo, o jogo pode ser divertido e gerar entretenimento.
A partir daí vem a pergunta: qual o time mais legal da temporada? A PL Brasil elegeu democraticamente um vencedor para o posto, com votos de 11 jornalistas, baseados em critérios como estética de jogo, estilo, originalidade, segurança e produção ofensiva. Antes de saber o resultado da eleição, dê o seu voto!
Qual o time mais legal de se assistir no futebol europeu?
O que o time mais legal da temporada precisa ter ou ser? É necessário que ele faça sorrir, que ele emocione e transforme cada jogo em um evento à parte. Ser aquela equipe que o expectador tira duas horas do seu fim de semana apenas para assistir na televisão. Não basta vencer, tem que convencer e encantar!
Na eleição realizada pela PL Brasil, cada voto teve o mesmo peso. Foram oito votantes da nossa equipe e três convidados externos, que deram seus palpites e ainda puderam justificar.
Vencedor: Bayern Leverkusen
Os alemães receberam seis dos onze votos, o que contabiliza uma porcentagem de 54%, enquanto o Manchester City apareceu em segundo, com dois votos. Aston Villa, Arsenal e Liverpool receberam um voto cada.
Votos da redação da PL Brasil:
João Vítor Castanheira: Manchester City
Lucas Barbosa: Bayer Leverkusen
Pedro Ramos: Arsenal
Diogo Magri: Liverpool
Maria Tereza Santos: Aston Villa
Romulo Soares: Bayer Leverkusen
Guilherme Ramos: Bayer Leverkusen
Gabriel Lemes: Manchester City
Matheus Cristianini, redator da Trivela: Bayer Leverkusen.
–Fiz uma análise sobre recentemente. Assistindo aos jogos, é gostoso demais. Conseguiu juntar eficiência e estética. A maneira como o time constrói suas jogadas ofensivas, principalmente como o papel dos alas, chama muita atenção.
Victor Canedo, jornalista e colunista da PL Brasil: Bayer Leverkusen.
–O Leverkusen consegue unir tudo. É o “patinho feio” (atenção para as aspas), é o único invicto em toda a elite da Europa e o faz praticando um futebol envolvente, de pressão, contra-ataques ou jogadas trabalhadas pacientemente. Xabi Alonso conseguiu montar um timaço de futebol e me fez assistir a Bundesliga com uma empolgação que há muito tempo não se via. Desconfie de quem não estiver torcendo por eles!
Giulia Vanni, estudante de Jornalismo e criadora de conteúdo: Bayer Leverkusen.
— Em números, em jogos, em tática apresentada, o Bayer Leverkusen sobra hoje. E eu não me refiro nem só aos mais de 35 jogos de invencibilidade (essa frase tem prazo de validade). Xabi Alonso pegou um time na zona de rebaixamento e faz seu primeiro gigante trabalho rumo ao fim de uma homogeneidade no futebol alemão. Pelo fator surpresa, pelo futebol, pela quebra de expectativa e pela torcida por um campeão diferente da Bundesliga depois de 11 anos, a minha escolha para futebol mais divertido de acompanhar é, definitivamente, o jogado em Leverkusen.
O que o Bayer Leverkusen tem de tão especial?
Time base (3-4-2-1): Lukas Hradecky, Jonatan Tah, Edmond Tapsoba e Odilon Kossounou (Piero Hincapié); Jeremie Frimpong, Granit Xhaka, Exequiel Palácios e Grimaldo; Florian Writz e Jonas Hofmann; Victor Boniface.
O Bayer Leverkusen é a grande sensação do futebol europeu na temporada. O time lidera a Bundesliga com 10 pontos de vantagem em relação ao vice-líder Bayern de Munique e caminha para encerrar a hegemonia de mais de uma década dos Bávaros. Faltam dez rodadas e a equipe ainda não perdeu. Mas como isso acontece?
O segredo do sucesso é Xabi Alonso. De forma criativa, o treinador construiu uma equipe que consegue ser muito segura e muito ofensiva ao mesmo tempo. Para isso, utiliza um trio de zagueiros e um meio-campo versátil, com jogadores talentosos e voluntariosos na recomposição. Mas o segredo está nas alas. Jeremie Frimpong e Álex Grimaldo têm feito uma temporada espetacular e possuem números de atacantes.
Frimpong em 2023/24
- 32 jogos
- 11 gols
- 9 assistências
Grimaldo em 2023/24
- 36 jogos
- 11 gols
- 13 assistências
Xabi deseja ver um Leverkusen propositivo, dono da bola e protagonista, mas sabe que é preciso se resguardar. Em momentos do jogo que o time está sendo atacado, uma linha de cinco se forma com o recuo dos alas. Quando a posse está com o Bayer, Grimaldo e Frimpong ficam livres, leves e soltos para se mandarem ao ataque.
- 37 jogos
- 32 vitórias
- 5 empates
- 106 gols marcados
- 28 gols sofridos
O time tem tudo para fazer história na temporada. O Bayer Leverkusen nunca foi campeão alemão e não vence um título importante desde 1993. Vivo também na Europa League e na Copa da Alemanha, o time pode fazer história e vencer a tríplice coroa. Mais que ser campeão, o esquadrão de Xabi Alonso tem a oportunidade de levantar taças encantando seus torcedores.
Coach Xabi Alonso:
5️⃣0️⃣ @Bundesliga_DE-Spiele
3️⃣3️⃣ Siege🔙 #KOEB04 0:2 | #Bayer04 | #Werkself pic.twitter.com/hqV0V4Buf5
— Bayer 04 Leverkusen (@bayer04fussball) March 3, 2024