Bateu o martelo! Manchester United define favorito para substituir Ten Hag

4 minutos de leitura

Depois de amargar a lanterna do seu grupo na Champions League pela primeira vez na história, o Manchester United ficará de fora de qualquer competição europeia no restante da temporada, após a derrota para o Bayern de Munique. Isso aumentou a pressão sobre Erik ten Hag.

Os resultados ruins e as polêmicas nos bastidores do clube envolvendo o treinador colocam pressão sobre o cargo. Em meio às negociações para a compra do clube por parte de Sir Jim Ratcliffe, a possibilidade de saída do holandês é cogitada e um nome já tem grande força para substituí-lo: Graham Potter.

Graham Potter é bem-visto no Manchester United

Potter está sem trabalho desde sua demissão do Chelsea em abril e é admirado por Sir Jim Ratcliffe e Sir Dave Brailsford, segundo a emissora inglesa “Sky Sports” — mesmo que a atual hierarquia não tenha planos de trocar de técnico.

A emissora indica que o técnico inglês entre os principais candidatos à posição de treinador do Manchester United quando a INEOS assumir as operações de futebol, caso decidam romper com ten Hag.

Potter é um dos cotados para assumir a seleção inglesa - PA Images / Icon Sport
manchester united
Potter é um dos cotados para assumir a seleção inglesa (Icon Sport)

Muito ainda é desconhecido sobre as intenções de Ratcliffe nos Red Devils, mas no Nice, outro clube de propriedade da INEOS, houve cinco mudanças de treinador nos últimos quatro anos.

Ratcliffe e sua equipe são conhecidos por terem se encontrado com Potter no passado e até mesmo o consideraram para a função de treinador do Nice. No United, a prioridade é melhorar a estrutura operacional do departamento de futebol, em vez de focar apenas no treinador.

As informações foram divulgadas pela repórter Melissa Reddy, uma fonte que costuma ser bem confiável em meio a tantos boatos na imprensa inglesa.

Os planos de mudanças por Ratcliffe

Há dúvidas sobre a capacidade do United de arcar com a troca de toda a equipe técnica do clube e ainda permanecer dentro das regras de lucratividade e sustentabilidade da Premier League.

No entanto, Sir Dave Brailsford, diretor de esportes da INEOS e ex-chefe do ciclismo britânico, construiu sua carreira em torno de uma abordagem científica ao esporte de elite, e acredita-se que isso seja um fator-chave em sua e na admiração de Ratcliffe por Potter, que, além de suas qualificações de treinador, também possui um mestrado em liderança e inteligência emocional.

Ratcliffe ganha moral
Ratcliffe deve assumir o Manchester United (Foto: Icon Sport)

Entende-se que Ratcliffe e Brailsford conseguem enxergar além do fracasso de Potter no Chelsea, onde durou menos de uma temporada, e acham que ele tem a calibre e a mentalidade certos para realizar o trabalho de reconstrução a longo prazo em Old Trafford, caso Ten Hag não consiga melhorar os resultados rapidamente.

Além disso, tanto o técnico quanto a nova direção compartilham sua abordagem baseada em dados ao esporte de elite. Eles também valorizam sua abordagem acadêmica ao treinamento, que trouxe tanto sucesso em Ostersunds, Swansea e Brighton.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]