Barnsley Football Club – História, Mercado da Bola e Estatisticas

2 minutos de leitura


Antes de mais nada, o Barnsley F. C. é um clube com história centenária. Decerto, o time leva o mesmo nome da cidade em que está localizado, no condado de South Yorkshire, um dos berços do futebol. Dessa forma, foi fundado em 1887 por anglicanos oriundos da paróquia de Saint Peter. Além disso, o clube ainda leva em seu escudo a figura de dois operários. Sobretudo, em homenagem as origens de seus torcedores.

Ademais, o clube tradicionalmente joga com camisa vermelha e calções brancos.  Ao passo que, manda seus jogos no estádio de Oakwell, que tem a capacidade para 23.287 torcedores.

Por sua vez, seus maiores rivais são outras equipes tradicionais da região de Yorkshire, por exemplo, Sheffield United, Sheffield Wednesday e Leeds United. Atualmente, o time tem como treinador o austríaco Markus Schopp, que assumiu o clube há menos de um mês.

Trajetória do Barnsley, fundação, conquistas e ascensão

Em resumo, o Barnsley é o clube que mais vezes disputou a segunda divisão na história do futebol inglês. No entanto, sua maior glória foi o título da Copa da Inglaterra, no ano de 1912. Entretanto, sua única participação na Premier League foi no ano de 1997, porém, o clube não conseguiu se manter na elite.

Por fim, o time teve um brilho recente em 2015, ao conquistar o troféu da Football League, competição que reúne clubes da terceira e quarta divisão. Na final, os Reds bateram o Oxford United, pelo placar de 3 x 2.

Mercado de Transferências do Barnsley

Em suma, o Barnsley é um time de contratações modestas. Justamente, porque transitou a maior parte de sua história nas divisões inferiores. Ainda assim, os Reds de South Yorkshire contam com algumas transferências marcantes em sua história.

Danny Blanchflower do Glentoran por valor desconhecido em 1949

Primeiramente, o norte-irlandês Danny Blanchflower tem seu nome na história do futebol inglês. O volante apareceu no cenário nacional após duas temporadas no Barnsley. No entanto, ganhou fama por sua passagem pelo Tottenham, onde foi capitão do bicampeonato nacional dos Spurs nos anos 60.

John Hendrie do Middlesbrough por £ 287 mil em 1996

Desde já, o atacante escocês John Hendrie se mostrou um nome importante para o time. Inegavelmente, o jogador que já tinha grande experiência no futebol, foi um dos principais nomes da campanha que levou o time para a Premier League naquele mesmo ano. Em sequência, se aposentou e logo depois, se tornou técnico do Barnsley.

George Hristov do Partizan por £ 2,25 mil em 1997

Decerto, o atacante norte-macedônio George Hristov teve uma boa passagem pelos Reds. Contratado para a disputa da Premier League de 1997, o jogador marcou oito gols pelo clube. No entanto, a campanha na competição foi decepcionante e a equipe acabou rebaixada.

Bobby Hassell do Mansifield Town a custo zero em 2004

Certamente, o zagueiro Bobby Hassell é um dos maiores ídolos da história recente do Barnsley. Vindo do Mansfield Town em 2004, o defensor foi por anos referência da equipe. Visto que, chegou a acumular mais de 270 jogos pelos Reds.

Cauley Woodrow do Fulham por £ 750 mil em 2019

Atualmente, um dos destaques da equipe, Cauley Woodrow chegou de empréstimo do Fulham em 2018. Imediatamente, após bom desempenho pelo time, foi comprado em definitivo no ano seguinte. Em suma, o atacante já marcou mais de 40 gols pelo Barnsley.

Foto destaque: Reprodução/Wikipédia

Felipe Pereira
Felipe Pereira

Jornalista carioca, acredita que futebol e música são as duas maiores invenções da humanidade. Apaixonado pelo esporte, dentro e fora das quatro linhas, acha que a bola pode ser uma ferramenta incrível para compreender melhor o mundo. Formado pela Universidade Veiga de Almeida (RJ), e atualmente cursando uma Pós em Jornalismo digital pela PUC(MG).