Barcelona x Real Madrid: quem mais venceu o El Clásico?

4 minutos de leitura

O duelo Barcelona x Real Madrid é considerado por muitos amantes de futebol como o maior clássico do mundo. A rivalidade entre essas duas equipes vai muito além do campo. A animosidade que envolve merengues e blaugranas está relacionado com convicções políticas e ideológicas de povos muito diferentes.

Barcelona x Real Madrid: quem leva a melhor no histórico de confrontos?

O El Clásico é bastante equilibrado em sua história. Barcelona e Real Madrid são duas grandes potências, e quando se enfrentem sempre protagonizam grandes partidas. O Barça leva a melhor na contagem de vitórias em jogos oficiais. Os catalães têm apenas dois triunfos a mais que os Merengues.

Esse clássico segue muito a fase das equipes. Quando o Barcelona está em um momento melhor, ganha mais jogos. Já quando o Real Madrid está acima, consegue mais resultados positivos.

Recentemente, os madrilenhos ficaram três anos sem perder para os catalães, de 2019 a 2022. A última vez que o Barça havia feito algo parecido foi no final dos anos 2000, entre 2008 e 2011.

Jogadores que atuaram nos dois clubes

Um total de 34 atletas jogaram por Barcelona e Real Madrid em suas carreiras, mas só dois brasileiros: Evaristo de Macedo e Ronaldo Fenômeno. Além disso, outros muito famosos tiveram o privilégio de defender os dois lados: Michael Laudrup, Luís Figo, Saviola, Luis Enrique, Samuel Eto'o e Marcos Alonso.

Primeiro clássico

O primeiro Barcelona x Real Madrid aconteceu no dia 13 de maio de 1902, há quase 121 anos. O duelo era válido pela semifinal da Copa de la Coronación, a antecessora da atual Copa do Rey. O Barça levou a melhor na época e venceu o duelo por 3 a 1. Um dos gols blaugranas foi marcado por Joan Gamper, ídolo que até hoje dá seu nome ao torneio amistoso organizado pelo clube todos os anos. Na final, o time catalão perdeu a taça para o Bizcaya.

Xavi em coletiva no Barcelona - Reprodução/Barcelona
Xavi em coletiva no Barcelona – Reprodução/Barcelona

Retrospecto de Barcelona x Real Madrid

  • 254 jogos oficiais (102 vitórias do Real Madrid, 100 do Barcelona, 52 empates)
  • 296 jogos totais (124 vitórias do Barcelona, 108 do Real Madrid, 64 empates)

Quem mais jogou?

  • Sergio Busquets (48 jogos)

Quem mais marcou gols?

  • 26 gols – Lionel Messi (Barcelona).

Maior goleada do El Clásico

  • Real Madrid 11×1 Barcelona, em 19/6/1943, pela Copa do Rey.
Caian Oliveira
Caian Oliveira

Jornalista. Coordenador especialista em palpites, prognósticos e conteúdo para SEO da PL Brasil.