Depois de ‘cavar’ vaga no Barcelona, Tuchel também fica ‘de olho’ no Manchester United

5 minutos de leitura

Thomas Tuchel já sabe que não vai ficar no Bayern de Munique. Apesar aproveitamento de 72,7% nesta temporada, o clube bávaro viveu grandes decepções em 2023/24: perdeu a Supercopa da Alemanha, foi eliminado para um time da terceira divisão na Copa da Alemanha e está a oito pontos do Bayer Leverkusen, líder do Campeonato Alemão.

Assim, os bávaros comunicaram que irão romper o contrato com o técnico ao fim da temporada 2023/24, embora o vínculo originalmente fosse até 2025.

Chelsea e Manchester United têm dificuldades com seus respectivos treinadores e poderiam ser um destino para o alemão. Ambos estão fora da zona de classificação para qualquer competição europeia na tabela da Premier League, e tanto Mauricio Pochettino quanto Erik ten Hag não conseguem implementar um bom futebol em suas equipes.

De acordo com jornalistas da Alemanha, Thomas Tuchel está de olho no Manchester United. O treinador ainda não vê que sua missão na Premier League foi concluída e vê nos Red Devils uma oportunidade de voltar à Inglaterra. Porém, o Barcelona pode atrapalhar a ida do técnico a Old Trafford.

O jornal “Bild” noticiou que Tuchel se mostrou disposto a ouvir o Barcelona, embora não vá fechar a porta ao retorno à Premier League, tendo o Manchester United como um possível destino. O técnico alemão quer liderar um projeto de alto nível, que possa crescer nos próximos anos.

O próprio Tuchel “cavou” uma vaga no Barcelona menos de 24 horas depois de Xavi anunciar sua saída.

— Mudar para o exterior me atrairia novamente. A Espanha tem uma liga extraordinária. Na minha perspectiva e com base na minha experiência trabalhando com espanhóis, eles são caracterizados por uma quantidade tremenda de autoconfiança. Quando você conversa com jogadores espanhóis, rapidamente percebe que está interagindo com a pessoa – disse o treinador na época

Bayern
Thomas Tuchel é o técnico do Bayern – Foto: Icon Sport

Joan Laporta, presidente do Barcelona, sempre gostou de Tuchel pelo seu estilo e forma como gere a adaptação dos jovens talentos do time, segundo o jornal “Sport”. O treinador alemão conseguiu fazer isso no Borussia Dortmund e no Paris Saint-Germain.

Ainda segundo o “Sport”, Tuchel sempre teve o interesse de treinar na Espanha, embora prefira a Premier League. O Barcelona mantém o alemão na lista de possíveis nomes para substituir Xavi Hernández, que deixará o cargo no final da temporada, embora atualmente não seja uma prioridade.

— É muito surpreendente para mim que o Bayern esteja agora tendo tantas dificuldades. Com Thomas Tuchel, eles têm um dos melhores treinadores da Europa. Só posso dizer coisas positivas sobre ele do nosso tempo junto no Borussia Dortmund. Ele é taticamente excelente e um cara extremamente honesto e aberto. Eu pessoalmente me dei muito bem com ele — disse Ilkay Gündogan, meia do Barcelona, há quase 10 dias.

Além do alvo do Manchester United, segundo o “Sport”, o Barcelona tem os nomes de Hansi Flick (sem equipe), Julian Nagelsmann (seleção alemã) e Roberto de Zerbi (Brighton) na lista de possíveis substitutos de Xavi. Apesar de ser muito popular no clube catalão, o técnico da Alemanha tem uma cláusula de 15 milhões de euros, valor que o Barcelona não quer pagar.

Números de Thomas Tuchel no Bayern de Munique

  • 29 vitórias
  • 5 empates
  • 11 derrotas
  • 45 jogos
  • 72,7% de aproveitamento

Lenda do Manchester United no Bayern de Munique

Solskjaer mercado europeu
Solskjaer após um jogo do Manchester United em 2021 (Foto: Icon Sport)

De acordo com a “Sky Sports”, da Alemanha, Ole Gunnar Solskjaer está sendo considerado uma opção de curto prazo pelo Bayern de Munique, caso demita Thomas Tuchel. Apesar de ser uma lenda do Manchester United por sua vitoriosa carreira como jogador do clube, sua passagem como treinador por Old Trafford não deixou saudades ao torcedor:

  • 92 vitórias
  • 35 empates
  • 41 derrotas
  • 168 jogos
  • 38% de aproveitamento
Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.