Barcelona planeja oferecer Raphinha e mais dois para tirar Bruno Guimarães do Newcastle

5 minutos de leitura

Eliminado da Champions League e em má fase na Premier League, o Newcastle vive momento complicado também no mercado, podendo precisar vender estrelas para se adequar às regras financeiras da liga. E Bruno Guimarães pode ter seu futuro impactado em meio a interesse do Barcelona.

Antigo interessado no brasileiro, o clube catalão volta à ativa e, segundo o site inglês “Football Transfers”, vai considerar maneiras “criativas” de contratar o meio-campista, incluindo um pacote de jogadores para troca envolvendo Raphinha.

As negociações do Barcelona por Bruno Guimarães

O meio-campista assinou um novo contrato de longo prazo recentemente com os Magpies, que, segundo relatos, contém uma cláusula de rescisão superior a 100 milhões de euros. Equipes como Paris Saint-Germain, Chelsea e Liverpool também estão ligadas a uma possível mudança para o brasileiro.

O Barcelona também é um admirador de longa data de Bruno Guimarães, e havia especulações anteriores sobre uma cláusula de rescisão mais baixa especificamente para eles e o Real Madrid, dado o suposto desejo do jogador de 26 anos de eventualmente se mudar para a Espanha.

xavi barcelona
(Foto: Icon Sport)

Embora a noção de uma cláusula de rescisão específica do clube não tenha sido confirmada, o FootballTransfers afirma que o Newcastle poderia estar disposto a negociar um acordo mais barato com o Barcelona, pois os catalães provavelmente terão dificuldades em atender à taxa de rescisão de Guimarães.

Além disso, entende-se que o clube catalão poderia oferecer jogadores em troca do brasileiro. O jornal “El Nacional” informa que Jules Kounde, Andreas Christensen e Raphinha são três jogadores que o presidente Joan Laporta usaria como moeda de troca com os Magpies para reduzir suas exigências.

O Barça vê o meio-campista como uma “adição estelar” e acredita que ele poderia resolver “muitos dos problemas” na equipe de Xavi, sendo o preço pedido o único obstáculo para qualquer transferência.

A ‘necessidade' do Newcastle em vender

Bruno Guimarães se estabeleceu como parte indispensável da equipe de Eddie Howe desde que chegou ao Newcastle vindo do Lyon em janeiro de 2022, por 42 milhões de euros, fornecendo dez gols e nove assistências em 69 jogos da Premier League.

O Newcastle não tem o desejo de perder seu jogador, mas o CEO do clube, Darren Eales, admitiu nesta semana que o clube provavelmente terá que vender jogadores de destaque no futuro para continuar sua progressão e cumprir as restrições de fair play financeiro.

bruno guimaraes newcastle
Foto: Icon sport

O brasileiro sempre manteve sua felicidade em Newcastle, com sua família estabelecida e o próprio jogador expressando seu afeto pela cidade e pelo clube, assim como seu desejo de se tornar uma lenda no St James' Park.

No entanto, a má fase recente do Newcastle, que os deixou a 11 pontos longe do G-4 e em sério perigo de não se classificar sequer para a Europa League na próxima temporada, é um fator que poderia acelerar a saída de Guimarães devido à possível perda de receitas, o que prejudicaria ainda mais o potencial de gastos do clube.

Embora também haja interesse em jogadores como Alexander Isak e Sven Botman, Bruno Guimarães continua sendo a peça mais valiosa do Newcastle, e o clube enfrentará uma tarefa difícil para manter seu talismã diante da cláusula de rescisão.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]