Por que reviravolta no Barcelona pode frustrar times da Premier League

7 minutos de leitura

Clubes como Arsenal, Manchester City e Manchester United estavam com um dos principais destaques do Barcelona no radar para a próxima janela de transferências, segundo o “The Times”.

O mercado de transferências do meio da temporada europeia começa em 1º de janeiro de 2025, e o trio da Premier League queria aproveitar um impasse do time catalão para levar ao futebol inglês o jogador tido como “um dos melhores da Europa” na posição.

A definição não é à toa. O meia-atacante Dani Olmo, de 26 anos, conquistou mais projeção na carreira com o bom desempenho em pouco mais de quatro temporadas no RB Leipzig. Foram 29 gols e 34 assistências em de 148 jogos na equipe alemã, e vaga garantida na seleção espanhola.

O atleta marcou 11 gols em 41 partidas no time principal da “La Roja”, e foi um dos destaques da equipe campeã da Eurocopa 2024. Logo após o título, em agosto, Olmo desembarcou em Barcelona para começar a trajetória no time comandado por Hansi Flick.

São seis gols e uma assistência em 15 partidas no clube até agora, de modo que falar em saída do Barça após apenas quatro meses é surpreendente. Contudo, a motivação era o imbróglio entre a equipe blaugrana e LaLiga.

Dani Olmo Chelsea Espanha multa
Dani Olmo pela Espanha (Foto: Icon Sport)

O clube não conseguia inscrever o meia no Campeonato Espanhol de forma definitiva devido às regras de Fair Play Financeiro. A solução emergencial foi colocar o jogador no lugar do contundido Christensen até o dia 31 de dezembro de 2024 e, a partir de janeiro de 2025, Flick ainda não pode mandar Dani Olmo a campo na elite espanhola.

O Barcelona entrou com pedido para estender a inscrição do astro até o fim da temporada 2024/25, mas teve a solicitação rejeitada e, com isso, o espanhol pode ser um agente livre no início do próximo ano.

Como Barcelona deu ‘banho de água fria’ em times da Premier League

A reviravolta é que, segundo o “Marca”, o Barça conseguiu um acordo para aliviar a folha do clube e poder inscrever Olmo de forma definitiva. A negociação ainda depende da assinatura dos papeis, ou seja, não foi selada oficialmente.

De qualquer forma, a notícia é um “banho de água fria” nos clubes interessados. O empresário de Olmo, Andy Bara, já teria começado a explorar os possíveis destinos para o meia, conforme apontou o “Daily Mail”, e chegou em Manchester nesta semana.

O agente afirmou estar na cidade apenas para aproveitar as férias, mas a ida à Inglaterra animou torcedores do Arsenal, United e City. Nos Citizens, inclusive, Dani Olmo é um desejo antigo.

Na janela do meio de 2024, os dirigentes da equipe tentaram — assim como o Chelsea — fechar com o jogador, mas perderam a concorrência para o Barcelona.

O negócio à esta altura seria uma grata surpresa para Guardiola e companhia, que buscam rejuvenescer o elenco para espantar a crise e viram as chances de acertar com Floriam Wirtz, do Bayer Leverkusen, diminuírem.

O Arsenal monitora boas opções ofensivas no mercado há um tempo, com foco em melhorar o ataque do time. Além de Olmo, o brasileiro Matheus Cunha está no radar dos Gunners.

A situação do Manchester United é similar. O grupo está em reconstrução com Rúben Amorim e quer se reforçar, principalmente, do meio para frente.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.