O Barcelona se sagrou campeão espanhol com quatro rodadas de antecedência e o bom rendimento do time na competição passou diretamente pela defesa, que sofreu apenas 15 gols até o momento. Um dos protagonismo da solidez defensiva da equipe foi Jules Koundé, mas uma situação tem tirado o francês da zona de conforto.
Em várias partidas da temporada, Koundé foi escalado por Xavi como lateral-direito improvisado, dada a carência da posição no elenco catalão. Zagueiro de origem, o ex-Sevilla foi utilizado pelo lado do campo, mas não quer seguir assim durante a próxima temporada. De acordo com o “Relevo”, o defensor deseja atuar pelo centro da defesa e pensa que a saída para outro clube pode ser a alternativa caso o Barcelona não contrate um novo lateral-direito.
Segundo o “Sport”, o Chelsea analisa a situação e pode fazer uma proposta superior ao valor pago pelo Barcelona ao Sevilla para ter Koundé no início da temporada. O time andaluz recebeu 55 milhões de euros (R$ 293 milhões) dos catalães. Porém, conforme apurado pelo diário “As”, o Barça sabe da insatisfação do jogador, mas nega que ele tenha a intenção de sair.
Além de Koundé, o clube tem Andreas Christensen, Ronald Araújo e Eric García para a zaga. Durante a temporada, Sergi Roberto também foi utilizado pela lateral-direita além do zagueiro francês e do uruguaio. O Barcelona não tem lateral-direito de origem em seu elenco e avalia nomes como Juan Foyth (Villarreal), Jeremie Frimpong (Bayer Leverkusen) e João Cancelo (Bayern).
Leia mais: Escalação do Barcelona; confira o time do Barça
Koundé pelo Barcelona
Mesmo sem ter protagonismo na zaga, Koundé faz boa primeira temporada com a camisa do Barcelona. O francês oferece segurança para Xavi Hernández no lado do campo e ajuda a equilibrar o time. O atleta está entre os líderes de algumas estatísticas coletivas da equipe na atual disputa do Campeonato Espanhol.
- 55 cortes feitos (1º do time)
- 1483 passes certos (3º do time)
Apesar de não ser lateral de origem, Koundé tem se saído bem na função de garçom, com algumas temporadas na temporada. O mapa de calor do jogador pelo time culé expõe sua participação efetiva no lado do campo. Além disso, o atleta de 24 anos foi titular da França na última Copa do Mundo atuando pela lateral-direita.
- 38 jogos
- 1 gol
- 6 assistências
Jules Koundé foi revelado pelas categorias de base do Bordeaux e jogou no clube francês por dois anos. Ele chamou a atenção do Sevilla e se notabilizou como um dos principais zagueiros da Espanha. Foram três temporadas de destaque no time andaluz até desembarcar no Camp Nou no início de 2022/23.