Barcelona enfrentará o Napoli na Europa League

Barcelona enfrentará o Napoli na Europa League
Foto: Divulgação/ UEFA Europa League

Primeiramente, após ser eliminado na fase de grupos da UEFA Champions League, o Barcelona está na Europa League. Assim, nesta segunda-feira (13), foi definido os confrontos das 16-avos de finais. Então, o time da Catalunha jogará contra o Napoli, da Itália.

Confronto definido

O Barcelona volta a disputar a Europa League após 18 anos. Na temporada 2003/04, o Barça foi eliminado pelo Celtic, válido pelas oitavas de finais. Assim, logo após aquela eliminação, o time jogou apenas a Liga dos Campeões.

Entretanto, na atual época, o time ficou na 3ª colocação do grupo E. Ou seja, eliminado da Champions League e indo diretamente para as 16-avos de finais de Europa League. Mesmo sendo uma competição considerada “mais fácil”, diversas equipes com bons elencos disputam o torneio europeu.

Então, nesta segunda-feira (13), a UEFA divulgou o sorteio dos confrontos. O Barcelona jogará diante do Napoli, da Itália. Então, o primeiro jogo acontece  no dia 17 de fevereiro, no Camp Nou. O segundo ocorre no dia 24 do mesmo mês, no Diego Armando Maradona Stadium. Gli Azzurri terminaram na 2ª posição do grupo C, atrás somente do Spartak de Moscou.

Em resumo, no Campeonato Italiano, o time de Luciano Spalletti está na 4ª colocação, com 36 pontos ganhos. Todavia, não vence há três jogos na competição nacional. Além disso, a equipe passa por problemas com lesões na temporada 2021/22. Situação parecida com o Barcelona.

Histórico de Barcelona e Napoli

Em resumo, Barcelona e Napoli não possuem um grande histórico de confrontos. As duas equipes se enfrentaram pela primeira vez na UEFA Champions League 2019/20, em partida válida pelas oitavas de finais.

No jogo de ida, o confronto terminou empatado em 1 x 1. Entretanto, na volta, o Barcelona venceu por 3 x 1 e se classificou para a próxima fase da competição europeia. Assim, é um dos jogos mais equilibrados da competição. Mesmo em má fase, o Barça terá “reforços”, que são os atletas lesionados. Além disso, Daniel Alves poderá jogar.

Por outro lado, o Napoli também terá jogadores recuperados de suas respectivas lesões. Assim, mesmo com fases distintas na atual época, será dois grandes jogos na Europa League 2021/22.