O Grupo City tem contratado diversos jovens brasileiros de grande potencial nos últimos anos, e um dos que tem chamado mais atenção na atual temporada é Savinho. Atualmente no Girona, o atacante é bem avaliado pelo Barcelona e pode receber investidas do clube catalão.
Segundo a informação do jornal espanhol “Sport”, Deco, atual diretor esportivo do Barça, valoriza muito a versatilidade tática do atacante. Ele também entende que o ex-atleticano “encaixa perfeitamente no perfil” do clube.
O interesse do Barcelona em Savinho
O Sport reforça a visão do clube catalão sobre o jogador, entendendo que ele oferece o mesmo desempenho jogando dos dois lados do ataque e que seu potencial de crescimento se encaixa na ideia de contratação do Barça.
Uma das posições que o Barcelona vai reforçar a todo custo no próximo verão é a do extremo esquerdo, segundo o jornal. Esta é uma solicitação explícita de Xavi, e a direção esportiva já começou a trabalhar nisso. O clube, inclusive, elaborou as primeiras listas de atacantes escolhidos.
Um destes nomes é justamente o de Savinho. O brasileiro é uma das grandes sensações até agora na Liga: ele marcou três gols e deu quatro assistências nas 11 primeiras rodadas. Seu nome está destacado nos escritórios da Ciutat Esportiva.
O interesse no jovem de 19 anos é uma estratégia corajosa que se encaixa na realidade econômica do clube, uma vez que ainda não há capacidade financeira para competir novamente pelos grandes nomes do mercado.
Além de suas habilidades técnicas e capacidade de finalização, que são o cartão de visita de Savinho, Deco valoriza muito a versatilidade tática do atacante canhoto. O Sport o compara com Raphinha, que mostra dificuldades quando tem que jogar pela esquerda e perde a opção da perna invertida.
O contrato com o Grupo City e a ligação com Deco
Savinho pertence ao Grupo City, mas ele nunca jogou pelo clube principal em Manchester. Sua porta de entrada para o futebol europeu foi com um primeiro empréstimo ao PSV antes de chegar ao Girona nesta temporada.
Na prática, o atacante sequer tem contrato com o Manchester City. Ele tem vínculo como jogador do Troyes, da França (um dos clubes satélite do grupo) até junho de 2027.
Por outro lado, um ponto positivo para o Barcelona pode ser a ligação do jogador com Deco. O diretor o conhece bem desde que surgiu na base do Atlético Mineiro e estreou, com apenas 16 anos, no Brasileirão de 2020, pelas mãos de Jorge Sampaoli.
Na época, o atual diretor esportivo do Barcelona esteve perto de contratá-lo para sua agência de representação, quando ainda era empresário. Quando assumiu o cargo no clube blaugrana, teve de se distanciar do agenciamento de atletas.