O Brighton talvez seja a maior surpresa da atual temporada da Premier League. Na oitava colocação da competição, à frente de clubes de maior investimento como Chelsea, West Ham e Everton, a equipe comandada por Roberto De Zerbi chama atenção tanto em desempenho, como em resultados. E para isso, conta com elenco que sairá da competição mais do que valorizado.
Um dos jogadores do Brighton que explodiu na atual temporada é Evan Ferguson, de 18 anos. O ex-técnico do Brighton, Graham Potter, já havia se impressionado com o jogador durante algumas partidas do time sub-23. Na época, o utilizou em três jogos do time profissional, entrando do banco de reservas.
De Zerbi, por sua vez, colocou o irlandês para jogar com mais frequência, incluindo 11 jogos seguidos como titular a partir de janeiro. Na Premier League, foram 13 rodadas – 7 delas entre os iniciais -, com quatro gols e duas assistências.
Não a Bayern de Munique, Napoli, Liverpool, Barcelona e Chelsea
Os números expressivos e a pouca idade chamou atenção de uma série de clubes europeus de grande relevância. O “90min” relatou no final de março que Bayern de Munique, Napoli, Liverpool, Barcelona e Chelsea observavam o jogador. Na Premier League, o Newcastle seria o principal interessado. Agora, no entanto, especulação foi dissipada.
O site inglês revelou que o jovem de 18 anos cravou seu destino: renovou com o Brighton, que pretende espantar a concorrência do mercado e seguir desempenhando um bom papel no futebol inglês. Além da Premier League, a equipe chegou às semifinais da Copa da Inglaterra, sendo eliminada somente nos pênaltis para o Manchester United.
Leia mais:
Promessa no mercado
Apesar da pouca idade, Ferguson já é convocado para o time principal da Irlanda e tem sido uma das estrelas em ascensão da Premier League nesta temporada. Ele marcou oito gols em todas as competições pelo Brighton e se tornou um jogador-chave para Roberto De Zerbi.
O atacante assinou um novo contrato no Amex Stadium, mas a duração do vínculo não foi exposta – ele ainda tinha três anos em seu contrato anterior. Recentemente, Andrew Moran, compatriota de Ferguson, fechou um acordo que vai até 2027 no clube.
No momento, Ferguson está de fora das escalações dos Seagulls por lesão – inclusive, não participou da derrota na semifinal da FA Cup contra o Manchester United, no último domingo.