A fábrica de talentos de La Masia é inesgotável! Para vencer o Athletic Bilbao neste domingo (22), por 1 a 0, no Estádio Olímpico Lluís Companys, o Barcelona contou com gol decisivo e imediato de uma professa de sua base. Em seu primeiro jogo no time principal, Marc Guiu foi o responsável pela vitória catalã.
O técnico Xavi Hernández teve de lidar com desfalques para a escalar equipe. Cinco jogadores considerado titulares do Barcelona ficaram de fora da partida por problemas físicos. Um deles foi Raphinha, que sofreu lesão muscular na coxa ainda em setembro e acabou cortado dos jogos da seleção brasileira.
Xavi também não pôde contar com Lewandowski, Pedri, De Jong e Koundé. Restou ao espanhol confiar num trio de ataque jovem formado por Ferrán Torres, João Félix e Fermín López.
📸| Pedri, Raphinha, Sergi, Frenkie e Lewa assistindo ao jogo das arquibancadas. pic.twitter.com/5bl1PEcFLK
— 𝘿𝙉𝘼 𝘽𝙇𝘼𝙐𝙂𝙍𝘼𝙉𝘼 🧬🇧🇷 (@dna_blaugrana) October 22, 2023
O Barcelona espera contar pelo menos com Raphinha, Lewandowski, De Jong e Pedri para o clássico contra o Real Madrid, na próxima rodada. O quarteto fará testes físicos até os últimos instantes antes da partida contra os Merengues.
Ter Stegen é herói no primeiro tempo
Com tantos desfalques, faltou inspiração para o Barcelona criar jogadas nos primeiros 45 minutos de jogo. O time de Xavi teve problemas para se manter com a bola no campo de ataque e, apesar de ter tido maior posse de bola, chegou menos vezes ao gol adversário do que o Athletic Bilbao.
O time basco apostou em contra-ataque utilizando a velocidade de Nico Williams e Iñaki Williams. Dessa maneira, o Bilbao quase abriu o placar algumas vezes nos primeiros 45 minutos, mas parou em Ter Stegen. O goleiro espanhol fez três importantes defesas e garantiu o empate até o intervalo.
Quem é Marc Guiu, a estrela improvável que salvou o Barcelona?
O técnico Xavi Hernández teve de recorrer à base para tentar destravar o jogo. E não foi Yamal, que também entrou em campo, a estrela que decidiu a partida para o Barcelona. Aos 34 minutos, o jovem Marc Guiu entrou em campo na vaga de Fermín López. A promessa de 17 anos demorou apenas um minuto para mostrar suas credenciais e decidir a partida.
Guiu fez sua estreia como jogador profissional e marcou o primeiro gol da carreira logo no primeiro toque na bola. Ele recebeu bola em profundidade e acertou um belo chute para vencer Unai Simón.
https://premierleaguebrasil.com.br/the-guardian-promessas-brasileiras-palmeiras-fluminense/
O atleta nasceu em janeiro de 2006 e atua no Barcelona desde 2013/14, quando passou a integrar as categorias de base do clube. Antes, Guiu jogava no Sant Celoni Barca, uma escolinha do clube blaugrana em sua cidade natal. O jovem de 17 anos é um atacante de referência que faz bastante uso de sua força física.
O atleta é figurinha carimbada em convocações da seleção espanhola de base, com bons números ofensivos. Recentemente, ele foi colocado pelo jornal “The Guardian” como uma das 60 maiores promessas mundiais nascidas em 2006.
Próximos jogos do Barcelona
A vitória colocou o Barça na terceira posição de La Liga, um ponto atrás de Real Madrid e Girona. Agora, os culés miram a atenção para a Champions League e para o El Clássico da próxima semana.
- Barcelona x Shakhtar Donetsk – 25/10 (13h45) – Champions League
- Barcelona x Real Madrid – 28/10 (11h15) – La Liga
- Real Sociedade x Barcelona – 04/11 (17h) – La Liga