O zagueiro Andreas Christensen, de 28 anos, trocou o Chelsea pelo Barcelona em julho de 2022, mas uma “necessidade” pode fazer o jogador voltar ao futebol inglês.
O zagueiro sofreu uma lesão no tendão de Aquiles no começo da temporada, participou de apenas um jogo até agora e, embora o Barça reconheça o valor do atleta, estaria disposto a negociá-lo em janeiro para abrir caminho a Dani Olmo, segundo o “Fichajes”.
O clube catalão não consegue inscrever o meia no Campeonato Espanhol de forma definitiva devido às regras de fair play financeiro de LaLiga, e colocou Olmo no lugar do contundido Christensen em caráter emergencial até o dia 31 de dezembro de 2024.
Dessa forma, a partir de janeiro de 2025, Hansi Flick não pode mandar Dani Olmo a campo oficialmente na elite espanhola. A única forma de fazer isso seria aliviar a folha da equipe, e a possível venda do zagueiro entrou em pauta neste caso. O “Fichajes” definiu a situação como um “sacrifício necessário”.
Barça: Christensen de volta à Premier League?
O principal interessado em adquirir Christensen seria o Newcastle, e o objetivo de Eddie Howe é reforçar o sistema com um atleta experiente como o dinamarquês. Os Magpies sofreram 21 gols em 16 jogos da Premier League na atual campanha, e acreditam que o jogador ajudaria a tornar a equipe mais consistente defensivamente.
Para ajudar, o zagueiro conhece bem o futebol inglês. Chegou ao Chelsea ainda nas categorias de base e foi lançado no time profissional em 2015. Ficou duas temporadas emprestado ao Borussia Monchengladbach e, em 2017, se firmou no elenco dos Blues.
Foram 161 jogos com a camisa do clube londrino com dois gols marcados e duas assistências no período, e quatro títulos conquistados: uma Champions League, um Mundial de Clubes, uma Copa da Inglaterra e uma Europa League.
No Barça, Christensen já disputou 75 partidas. O balanço da campanha passada é de não levar gols em três dos 30 jogos feitos no Campeonato Espanhol e média de 3,6 bolas recuperadas por duelo, segundo o portal de estatísticas “Sofascore”. Além disso, registrou dois tentos e duas assistências. O ciclo 2024/25 tem sido mais desafiador, e o jogador não entra em campo desde agosto por causa da lesão.