Aymeric Laporte – Mercado da bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
244
Laporte - Manchester City
Foto destaque: Reprodução/Trivela

Aymeric Jean Louis Gérard Alphonse Laporte, ou apenas Laporte, é um jogador de futebol profissional francês naturalizado espanhol. A saber, nasceu no dia 27 de maio de 1994 em Agen, comuna na região administrativa da Nova Aquitânia, França, e atualmente joga como zagueiro no Manchester City. Em suma, Laporte começou a jogar bola aos seis anos de idade na academia de futebol de sua terra natal.

Aymeric Laporte – Início de carreira

Laporte começou sua trajetória nos campos aos seis anos. Assim, chegou ao seu primeiro clube na carreira, o SU Agen. Em 2009, foi convidado pela diretoria do Athletic Bilbao, da Espanha, para realizar testes no clube no mercado da bola, e foi aprovado. Francês de nascença, Laporte é descendente de bascos por meio de seus bisavós. Dessa forma, tinha requisitos para integrar o clube que aceita apenas indivíduos nascidos, formados ou com origens no País Basco.

Contudo, por um acordo entre as partes, Laporte agitou mais uma vez o mercado de transferências e passou por uma temporada no Bayonne, pois era muito jovem para se mudar para fora da França na época.

Trajetória, Conquistas e Highlights de Aymeric Laporte

Eventualmente, Laporte chegou formalmente ao Athletic Bilbao em 2020. Assim, juntou-se À formação de jovens do clube em Lenzama. No entanto, sua contratação gerou um debate local sob se os critérios adotados na negociação atendiam as políticas da instituição devido Às suas ligações tênues com a região basca. O jovem jogador atuou pelo time juvenil do clube até 2012. Posteriormente, integrou a equipe principal.

Assim, em novembro de daquele ano, estreou nos profissionais contra o Kiryat Shmona, em Israel, pela Liga Europa. Escalado pelo então técnico Marcelo Bielsa, Laporte atuou nos 90 minutos da vitória dos espanhóis por 2 x 0. No mês seguinte, o francês debutou no Campeonato Espanhol diante do Celta de Vigo. Com boas atuações, Laporte acertou no mercado da bola de 2013 a ampliação do vínculo com o clube por mais dois anos

No mesmo ano, Laporte recebeu da direção do Bilbao a camisa de número 4, anteriormente utilizada por Ustaritz, e novamente, movimentou o mercado de transferências, renovando seu contrato até 2016, com uma multa rescisória de 27 milhões de euros. Com a chegada do novo técnico Ernesto Valverde, Laporte se tornou titular regular, atuando inclusive na lateral-esquerda. Em outubro de 2013, marcou seu 1º gol como profissional contra o Getafe.

No final da temporada 2013/14, Laporte foi eleito para equipe do ano da La Liga. No mercado da bola de 2015, renovou até 2019 com clausula de liberação no valor de 50 milhões de euros. Após perder a decisão da Copa do Rei contra o Barcelona, Laporte conquistou seu 1º título contra o mesmo Barça. Desta vez, pela Supercopa aos 31 anos. Por fim, ampliou o vínculo até 2020, com a multa subindo para 65 milhões de euros.

Manchester City

Na mercado de transferências de janeiro de 2018, Laporte deixou o clube basco e acertou com o Manchester City por 57 milhões de euros, valor recorde de venda dos espanhóis e compra dos ingleses. Ao chegar, recebeu a camisa de número 14 pelo os citizens. Ao mesmo tempo, o Athletic Bilbao contratou Iñigo Martinez para substitui-lo. Laporte fez sua estreia pelo City e na Premier League diante o West Brom.

Eventualmente, atuou por 13 vezes na temporada, fazendo parte do elenco campeão inglês que fez 100 pontos. na ocasião. Laporte marcou seu 1º pelo City em agosto de 2015, no empate em 1 x 1 contra o Wolverhamtpon. Nesta temporada, conquistou a tríplice coroa nacional com o time ao vencer o Campeonato Inglês, Copa da Inglaterra e a Supercopa, marcando em cinco oportunidades.

Contudo, o francês se machucou na temporada seguinte. Voltando de lesão, não conseguiu voltar às boas atuações e perdeu espaço para Stones que formou dupla com Rubén Dias, recém contratado no mercado da bola. Ainda assim, em abril de 2021, marcou o gol do título dos Manchester City na vitória sobre o Tottenham. Eventualmente, foi o 4º título do jogador de Copa da Liga Inglesa.

Seleções Francesa e Espanhola

Laporte representou as seleções de base da França do Sub-17 ao Sub-21, sendo o capitão em todas as equipes. Assim, fez parte do elenco vice-campeão europeu sub-19, na Lituânia, e foi escolhido para seleção do campeonato. Em 2015, ameaçou a deixar a Seleção Francesa caso não fosse convocado para a Euro 2020, no país. No ano seguinte, após pedido do técnico da Espanha, Julen Lopetegui, Laporte iniciou o processo de legibilidade espanhola.

Durante o imbróglio, o jogador chegou a ser convocado pela França em duas oportunidades. No entanto, não fez parte do elenco alegando estresse na primeira e devido a uma lesão na segunda. Em 2021, recebeu a permissão para representar a Espanha e fez sua estreia pela seleção no amistoso contra Portugal. Em seguida, fez parte do elenco que chegou Às semifinais da Eurocopa. Antes, marcou seu 1º gol pela seleção contra a Eslováquia.

Transferências e Mercado da Bola de Aymeric Laporte 

Nesta temporada, o jogador vem sendo alvo de rumores sobre uma possível saída. Em junho, Laporte viu seu nome ventilado no Barcelona. Contudo, o francês desmentiu qualquer rumor com seu nome ao dizer que estava focado no City. Em seguida, o Barça anunciou Eric Garcia, livre no mercado após sair do clube inglês.

No entanto, os rumores esquentaram nos últimos dias, segundo a mídia internacional, Juventus e Real Madrid travam uma disputa pelo xodó de Pep Guardiola. Com as perdas de Sergio Ramos e Varane, o Real é o destino mais apontado no momento. Porém, o Manchester City estipulou o valor de 60 milhões de euros (cerca de 441 milhões de reais) após ventilar rumores como o nome do atleta.