Ausência de Daniel Ayala é notada e preocupa a torcida do Blackburn

3 minutos de leitura

Nos últimos dias têm se intensificado a preocupação ao redor de mais um jogador do Blackburn. O nome da vez é o zagueiro Daniel Ayala. Dadas as várias perdas do clube neste verão, em especial no setor defensivo, a torcida tem ficado atenta a cada sinal de ausência ou especulação ao redor de algum jogador do elenco.

Assim, no início desta semana uma foto postada pelo clube alimentou ainda mais as especulações sobre o espanhol de 31 anos. Nesta foto, todo o grupo dos Rovers foi fotografado no centro de treinamento que se encontravam, já que faziam pré-temporada em Portugal. No entanto, torcedores notaram que o zagueiro não estava presente no clique, o que gerou dúvidas sobre a sua permanência na equipe.

Foto: Reprodução/Twitter/Blackburn

Por que a saída de Daniel Ayala é especulada?

É importante ressaltar que Ayala possui apenas mais 1 ano de contrato com o clube. Isso torna a renovação de seu vínculo uma prioridade para os Rovers, já que a equipe busca evitar outra evasão considerável de jogadores do elenco. 

Vale lembrar, que a equipe perdeu nomes importantes como: Darragh Lenihan, Ryan Nyambe e Joe Rothwell, de forma gratuita. Além disso, o jogador eleito atleta do ano, Jan Paul Van Hecke e a jovem estrela Reda Khadra, voltaram ao Brighton após o fim de seus empréstimos, aumentando o tamanho das perdas da equipe. Por fim, a equipe também não conta com o experiente Bradley Johnson e com Jacob Davenport, ambos não tiveram seus vínculos renovados.

Nesse cenário, quando começaram a surgir rumores de que  Aitor Karanka buscava trazer Daniel Ayala para o Granada, reunindo assim a parceria que tiveram no Middlesbrough, torcedores dos Rovers logo se assustaram com a possibilidade de perder outro nome experiente de sua defesa.

Por fim, é importante relembrar que atualmente, o zagueiro é o único nome de relevância para a defesa da equipe. O atual elenco do Blackburn conta com apenas 19 jogadores, dos quais, grande parte são jovens jogadores ou atletas integrados das categorias de base.

A explicação do clube para a ausência do zagueiro

Com tantas especulações, a imprensa local logo tentou apurar o que ocorreu de fato. Dessa forma, em poucas horas, afirmaram que fontes no clube insistiram que Ayala não estava machucado ou algo similar. Na verdade, a  sua rotina de treino estava sendo organizado, fazendo com que não estivesse treinando quando a foto não foi tirada.

As mesmas fontes lembraram ainda que, apesar de ser atípico na maioria dos casos, essa é uma prática comum no clube, em especial nos tempos do antigo treinador, Tony Mowbray.

A apreensão da torcida

De toda forma, é inegável que a torcida segue apreensiva com a situação do jogador e de todo o elenco em geral. Já que, além do vínculo de Daniel Ayala, o Blackburn também deve se preocupar com o contrato de Ben Brereton Díaz. O chileno foi mantido na equipe para a atual temporada graças a uma cláusula em seu contrato que permitia o clube estender o vínculo por mais um ano. 

Foto: Reprodução/Twitter/Blackburn

Dessa forma, também terá até a janela de janeiro, para ter sua situação resolvida, já que atletas podem negociar pré-contratos quando possuem 6 meses ou menos de vínculo com um clube.

Assim, dada a atual situação financeira da equipe, a qual torna os tetos de contratos limitados e dificulta a contratação de novos atletas de peso, é imaginável que nomes como Brereton Díaz e Ayala pensem bem se querem comprometer seu futuro com uma equipe em reformulação.

Por fim, vem sendo especuladas algumas transferências para os Rovers. O clube segue bem lento no mercado, não tendo contratado nenhum nome, apenas assinado com jogadores sem contrato. 

Vale lembrar que a maioria destas especulações são de jogadores por empréstimos, mas o clube visa trazer pelo menos dois nomes antes de iniciar os confrontos de pré-temporada.

O retorno de Jan Paul Van Hecke é bem-visto e tido como uma vontade da diretoria. Entretanto, é difícil dizer se o Brighton permitirá um jogador com potencial e com capacidade de agregar ao elenco do clube na próxima temporada. Principalmente, após suas ótimas apresentações na equipe de Ewood Park

Cassiano Lucas
Cassiano Lucas

Estudante de Jornalismo.
Escrevo sobre futebol, táticas e coisas que me fazem ser apaixonado pelo jogo que dispersa frustração e alegria de forma randômica.