O ataque inoperante tem sido o principal problema do Chelsea nesta temporada. Pierre-Emerick Aubameyang pode ser a última tentativa de solução do time no dérbi londrino diante do Arsenal. Nesta terça-feira (2), os rivais se enfrentam pela 34ª rodada da Premier League, no Emirates Stadium, a partir das 16h. Em busca de soluções urgentes, Frank Lampard não descarta utilizar o africano no clássico.
Apesar de contar com muitas opções, os Blues até hoje não acertaram seu sistema ofensivo. Na atual edição da Premier League, o time acumula números assustadores. São apenas 30 gols feitos em 32 jogos, com a equipe atrás no quesito de times modestos, como Leeds United, West Ham e Bournemouth. Até mesmo Haaland, com 34 tentos em 30 jogos, está à frente dos Blues.
Agora, o nome que pode ser lançado pelo Chelsea para o duelo contra o Arsenal é Aubameyang. O ex-gunner vive uma temporada desastrosa, e tem sido pouco utilizado pelo time do Stamford Bridge. Em entrevista coletiva antes da partida, o técnico Frank Lampard falou que Auba está bem fisicamente e pronto para jogar caso assim ele decida.
— Tenho Aubameyang, ele está em forma e está pronto. Vou escolher essa posição com base no que eles treinaram e de acordo com a estrutura da equipe. Eu também tenho Kai Havertz e David Fofana. Não vou divulgar a equipe, mas temos opções — revelou.
Leia mais:
Arsenal x Chelsea – onde assistir ao vivo, horário e escalações
Os números mostram como a temporada de Aubameyang tem sido decepcionante. Contratado junto ao Barcelona, por 12 milhões de euros (R$ 62,5 milhões), o ex-atacante do Arsenal chegou ao Chelsea com a missão de ser o camisa 9 titular, mas até o momento, falhou no que foi proposto.
O gabonês tem somente 20 jogos e três gols com a camisa do bicampeão europeu. Ele vem sendo reserva regularmente, enquanto a comissão técnica prefere escalar o ataque azul com um ‘falso 9’ rotineiramente feito por Havertz.
Arsenal x Chelsea decisivo na tabela
O dérbi londrino será impactante na classificação da Premier League. Arsenal e Chelsea jogam a vida por seus interesses, mesmo que sejam opostos. Os Gunners precisam vencer para voltarem à liderança. Em caso de tropeço, o time seguirá na vice-lanterna, com o Manchester City tendo ainda dois jogos a menos para fazer.
A situação melancólica do Chelsea deixou o time sem aspirações para o fim da temporada. Matematicamente, o time ainda pode ir à Europa League, mas o cenário é difícil. Com 39 pontos em 32 jogos, os Blues estão a nove da zona de rebaixamento e, por mais que as chances sejam remotas, podem se complicar caso mantenham a sequência de resultados negativos.
Agora no Chelsea, Aubameyang defendeu o Arsenal entre 2017 e 2022. O ex-Borussia Dortmund marcou 92 gols em 163 partidas pela equipe do Emirates Stadium. Ele não deve continuar no Stamford Bridge na próxima temporada. O retorno ao Barcelona é tido como provável.