Aubameyang – Mercado da bola, transferências, rumores e estatísticas


Pierre-Emerick Aubameyang nasceu no dia 18 de junho de 1989, Laval, na França. Entretanto, com pai gabonês, o atacante optou por jogar pela Seleção do Gabão. Atualmente, com 33 anos, o atleta recentemente movimentou o mercado da bola, saindo do Arsenal para atuar no Barcelona.

Aubameyang – Início de carreira

O atacante iniciou a carreira nas categorias de base do FC Rouen U19, da França. Em 2005, o jovem foi para o SC Bastia U19, também da França. Dessa forma, Aubameyang ficou dois anos atuando pela equipe. Então, com apenas 18 anos, Pierre-Emerick movimentou o mercado da bola indo para o Milan sub-19. Apesar de existir rumores sobre o atleta e sua habilidade, o gabonês nunca atuou no profissional do time italiano.

Para ganhar mais experiência no profissional, Aubameyang assinou por empréstimo junto ao Dijon, da França e que jogava a 2ª divisão do Campeonato Francês. Dessa forma, na temporada 2008/09, o atacante participou de 37 jogos, marcou oito gols e deu duas assistências.

Após bom desempenho, chamou a atenção no mercado de transferências. Em contrapartida, o Milan emprestou o atleta novamente, agora para o LOSC Lille. No novo clube, o jogador não mostrou um bom desempenho. Foram apenas 24 jogos, dois gols e duas assistências. Em resumo, na maioria das partidas, Pierre-Emerick ficou entre os suplentes.

Mais empréstimos para o jogador 

Para a temporada 2010/11, Aubameyang assinou por empréstimo junto ao Mônaco. Assim, teve o início interessante, marcando dois gols nas primeiras quatros partidas pelo clube. Todavia, depois desse começo, o atacante não balançou as redes. Dessa forma, assinou com o Saint-Étienne.

No novo clube, Pierre-Emerick Aubameyang começou um novo capitulo no futebol. Antes de mais nada, o atacante chegou emprestado. Assim, ficando um ano sobre esse contrato. Então, a temporada 2011/12 foi a primeira que o jogador teve bons números. 38 partidas, 18 gols e 11 assistências. No Saint-Étienne, o atleta começou a atuar também como ponta-direita e ponta-esquerda.

Com o bom desempenho, o atleta chegou em definitivo no time. O Saint-Étienne pagou 1,80 milhões de euros para ficar com Aubameyang. Ou seja, essa foi a primeira vez que uma equipe pagou pelo jogador no mercado de transferências.

Trajetória, conquistas e highlights de Aubameyang

Após uma temporada boa, os torcedores queriam que a fase do atacante continuasse. Na época 2012/13, Pierre-Emerick Aubameyang se tornou um dos principais atletas do elenco, ganhando destaque e holofotes. Assim, com 45 jogos, 21 gols e 14 assistências, o gabonês ajudou o clube a terminar a Ligue 1 na 5ª posição e a classificação para a UEFA Europa League.

Além disso, o Saint-Étienne conquistou a Taça da Liga de França. Então, com os holofotes no atacante, rumores sobre uma transferência aconteceram. Dessa maneira, em julho de 2013, o Borussia Dortmund foi ao mercado da bola e contratou Aubameyang por 13 milhões de euros.

Com Reus e Lewandowski já no elenco, Pierre-Emerick começou a jogar com mais frequência como ponta-direita. Ou seja, mais longe do gol. Todavia, logo na 1ª rodada da Bundesliga, em partida diante do Augsburgo, Aubameyang fez um hat-trick. Também conquistou a Supertaça da Alemanha. Foi uma temporada boa para o jogador, que balançou as redes em 16 oportunidades.

Com a saída de Lewandowski e o baixo desempenho de Ciro Immobile, Aubameyang voltou a jogar como centroavante. Com velocidade e boa finalização, o gabonês fez uma dupla histórica com Reus. Dessa forma, na temporada 2014/15, o atleta participou de 46 partidas, marcou 25 tentos e deu 11 passes para gol.

No mercado de transferências, algumas equipes mostraram interesse no gabonês. Todavia, Pierre-Emerick permaneceu na Alemanha. Então, a época 2016/17 foi a melhor em questão de números. O jogador foi o artilheiro da Bundesliga com 31 gols e ajudou o time a vencer a Taça da Alemanha. Assim, no mercado da bola, o valor de Aubameyang era alto.

Transferência e mercado da bola de Aubameyang

Após cinco anos no Borussia Dortmund, o Arsenal contratou o centroavante por 63,75 milhões de euros. O início foi bom. Afinal, em 14 partidas, o gabonês fez dez gols e deu quatro assistências. Jogando como 9 e ponta-esquerda, Pierre-Emerick chegou a valer 75 milhões de euros.

Em 2018/19, Aubameyang foi o artilheiro do Arsenal na Premier League com 22 gols, ganhando de Kane, Aguero e Salah. Titular incontestável, o jogador começou a ter alguns problemas fora de campo na época 2019/20. Mesmo assim, continuava com bons números.

Com a chegada de Mikel Arteta, Pierre-Emerick começou a ficar algumas partidas no banco de reservas. Ou seja, entrando na segunda etapa, ou ficando entre os suplentes até o fim dos jogos. Com 15 gols em 39 partidas, alguns rumores de uma possível transferência começaram a surgir. Contudo, no início da temporada 2021/22, Aubameyang se reapresentou no Arsenal.

Com pouco espaço e problemas extracampo, o jogador foi afastado pelo treinador espanhol. Então, a mídia inglesa e também da Espanha informaram que o Barcelona estaria interessado no gabonês. A transferência só aconteceu no último dia, mas o Barça assinou com Aubameyang de graça e com um contrato até junho de 2025.

O início de Pierre-Emerick foi espetacular, marcando gols importantes, inclusive dois contra o rival Real Madrid. Rapidamente, o jogador caiu nas graças da torcida. Por fim, em apenas seis meses na Catalunha, Aubameyang fez 22 confrontos, marcou 13 tentos e deu uma assistência.