Com 25 pontos de vantagem e a cinco vitórias de ser campeão pela primeira vez da Premier League, o Liverpool agora concentra forças na Champions League. Isso porque os Reds visitam o Atlético de Madrid, nesta terça-feira, às 17h, em um confronto válido pelas oitavas de final da competição.
O momento naturalmente credencia o Liverpool como o favorito para avançar no confronto, mas é importante não desvalorizar o momento dos espanhóis. E você lembra quando os dois clubes se enfrentaram pela última vez? A PL Brasil relembra!
- ESQUADRÕES IMORTAIS | MANCHESTER UNITED 1999
Leia mais
Conheça o canto que está empolgando a torcida do Liverpool
Europa League temporada 2009/2010
A última vez que os dois clubes se enfrentaram foi há quase dez anos e por outra competição. O confronto foi válido pela semifinal da Europa League, onde os espanhóis eliminaram os ingleses e foram campeões do torneio.
Uma coincidência: os dois clubes foram eliminados da Champions League e, como consequência, ganharam vaga na Europa League. O Liverpool eliminou Fenerbahçe, Lille e Benfica antes de enfrentar o Atlético de Madrid, que deixou pelo caminho o Galatasaray, Sporting e Valencia.

O primeiro jogo entre as equipes aconteceu na Espanha. E os mandantes levaram a melhor. Em uma peleja bem disputada, o atacante uruguaio Forlán completou o cruzamento do meia Jurado e fez o gol que definiu a partida.
Na volta, em um Anfield lotado, o Liverpool partiu para cima em busca de reverter o resultado, mas aquele time era muito, mas muito limitado. Entretanto, aos 44 minutos da etapa inicial, o meia Benayoun cruzou para o volante Aquilani chutar rasteiro e abrir o placar.
O segundo tempo voltou, mas nada de o Liverpool ampliar a vantagem para decidir no tempo normal e nem o Atlético empatar o confronto. Por isso, foi necessário que o finalista fosse decidido na prorrogação.
E o tempo extra começou com um roteiro perfeito para o Liverpool. Isso porque o meia Benayoun aproveitou o bom passe do volante brasileiro Lucas Leiva e fez o segundo gol dos ingleses, resultado que dava aos Reds a vaga na final. Que durou minutos.
Isso porque o Atlético não tava morto. E o 2010 era o ano de Forlán, que ainda se destacaria na Copa do Mundo meses depois. Aos 13 minutos do primeiro tempo da prorrogação, o atacante uruguaio aproveitou o cruzamento do meia Reyes e cabeceou para o fundo do gol, dando ao clube espanhol o resultado que precisava.
No segundo tempo do tempo extra, o Liverpool seguiu pressionando, mas não conseguiu e acabou dando adeus à competição. Já o Atleti avançou rumo ao título, onde também bateu um inglês na final, que foi o Fulham.
Momentos diferentes
Quase dez anos atrás, com times bem mais fortes, os clubes voltam a se enfrentar. Mesmo que o Liverpool comece o confronto sendo favorito, é importante ficar ligado no Atlético. Isso porque o clube espanhol já provou diversas vezes o quanto é competitivo.
Na temporada passada, o Atlético caiu precocemente na fase de grupos, enquanto o Liverpool foi o campeão. Dizem que a equipe do técnico Simeone pode funcionar com antídoto para os Reds, já que, na teoria, pode ‘amarrar' a proposta dos ingleses.
Entretanto, Klopp ao longo desses anos mostrou uma de suas principais características: facilidade de adaptação do esquema seja lá contra quem for o adversário. Já provou isso contra equipes reativas e propositivas.
E aí, será que os espanhóis levam a melhor novamente? Ou chegou a hora do Liverpool responder e se vingar?