Você sabia? Cores das camisas de Atlético e Real Madrid têm origem na Premier League

6 minutos de leitura

Atlético de Madrid e Real Madrid se enfrentam neste domingo (24), a partir das 16h, pela sexta rodada do Campeonato Espanhol. O clássico madrilenho acontece na casa do Atlético, no Cívitas Metropolitano.

Apesar de o clássico envolver times espanhóis, haverá um pouco de Premier League em campo. E isso não tem a ver com jogadores nascidos na Inglaterra. Na verdade, a associação está relacionada ao uniforme das duas equipes.

Camisa do Real Madrid e o Corinthian-Casuals

O tradicional uniforme ‘blanco’ do Real Madrid é usado desde o nascimento do clube, em 1902. No entanto, o fato de a cor não ter mudado de forma permanente tem como “responsável” o mesmo time que inspirou o nome do Corinthians, aqui no Brasil: o Corinthian Football Club, que mais tarde viria se fundir com o Casuals, no processo de profissionalização do time.

Antes de se tornar Corinthian-Casuals FC, que hoje disputa a Isthmian Division One South, o Corinthian bateu o pé contra a federação inglesa e se recusou a se tornar profissional até a época da I Guerra Mundial. Mesmo sendo amadora, a equipe se tornou famosa por bater grandes times na Europa. O clube inglês usava camisa branca e calção preto.

Em uma excursão pela Inglaterra no início do século 19, o Real Madrid se inspirou no Corinthian e decidiu aderir às mesmas cores na temporada 1925/26. Só que a mudança durou até a Copa do Rei daquela temporada, quando time foi goleado pelo Barcelona por 8 a 1.

O presidente da época Pedro Paranges culpou a bermuda preta pela eliminação dos Merengues e estabeleceu que ela deveria voltar a ser banca. Desde então, o Real Madrid mantém a “receita do sucesso” e segue com seu uniforme totalmente branco.

Atlético de Madrid e a relação com Blackburn e Southampton

Já o uniforme do Atlético de Madrid tem uma história diferente, mas que também envolve ingleses. Los Colchoneros nasceram em 1903 como uma espécie de “filial” em Madrid do Athletic Bilbao, time que já era tradicional na época. O novo clube, chamado inicialmente apenas de Athletic, foi criado por um grupos de estudantes.

Na época, o uniforme utilizado pelos dois Athletics era azul e branco, que homenageava o Blackburn Rivers, time que atua hoje na Championship, segunda divisão inglesa. Porém, tudo mudaria por causa de uma viagem realizada em 1909.

O presidente do Athletic pediu que um de seus jogadores, Juan Elorduy, fosse até Blakcburn para comprar 50 novos uniformes. Só que, chegando lá, ele descobriu que não havia kits suficientes. Para não voltar de mãos vazias, ele decidiu tentar a sorte em Southampton, cidade portuária que ficava no caminho de volta para a Espanha.

Lá, ele decidiu comprar 50 camisas do Southampton, que também está na Championship, que veste listras vermelhas e brancas. Por isso, o Athletic Bilbao acabou ficando com estas cores em seu uniforme até hoje, assim como o Atlético de Madrid, que se tornou independente em 1921, manteve seu vermelho e branco característico.

Atletico Madrid
24/09/23 - 16:00

Finalizado

3

-

1

Real Madrid

Atletico Madrid - Real Madrid

Spain Primera Liga - Civitas Metropolitano

6° Turno

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.