Um dos clubes mais organizados do Brasil, o Athletico-PR é motivo de orgulho para os seus torcedores e pode até ser comparado com clubes europeus. Isso é o que pensa o ex-diretor de Cruzeiro e Vasco, Pedro Martins, que possui uma trajetória extensa no futebol, apesar dos 36 anos.
Antes de ingressar na Universidade de Liverpool para realizar a pós-graduação, Pedro Martins teve uma breve passagem no Queens Park Rangers, em Londres. Foram sete meses no clube que estava na campanha de acesso à Premier League.
No QPR, Pedro Martins conheceu Flávio Briatore, Bernie Ecclestone, donos do clube, em sociedade com Lakshmi Mittal, dono da Arcelor Mittal.
— Foi uma experiência super rica, porque eu saio do Athletico-PR, que tinha uma estrutura muito organizada, e vou trabalhar num clube médio ou pequeno na Inglaterra, ali deu para conhecer muito bem para fazer a diferenciação do que é o futebol brasileiro e o futebol inglês, e, ao mesmo tempo, desconstruir uma série de questões que às vezes acabamos construindo — contou Pedro Martins ao “Charla Podcast”.
Athletico-PR mais organizado que time inglês
Para os que acreditam que o futebol inglês é extremamente superior ao brasileiro em termos de organização e estrutura, Pedro Martins fez uma revelação surpreendente.
— Em alguns aspectos, eu vi o Athletico-PR muito mais organizado que o Queens Park Rangers. Mas a força da Premier League é muito grande e te dá uma série de práticas e bons pacotes de gestão, que você tem que seguir. Depois do acesso, eu tive a oportunidade de participar de uma reunião de preparação do clube para a Premier League dentro do prédio da Premier League. Existe uma série de requisitos para conseguir estar apto para disputar a competição.
O Queens Park Rangers escapou do rebaixamento na última temporada da Championship. O clube londrino terminou na 18ª posição, com 56 pontos.