Até onde pode chegar Haaland?

Até onde Haaland pode chegar
Haaland em ação pelo Borussia Dortmund. O atacante chegou como promessa do Red Bull Salzburg e hoje é um dos principais nomes do elenco. (Foto: Divulgação/Borussia Dortmund)

Na imprensa, um dos termos usados para se referir ao jovem e talentoso atacante norueguês é Cometa Haaland. Cometa, em uma definição bastante leiga, é um corpo celeste de trajetória excêntrica que por vezes é visível daqui da Terra.

Acredito que é uma comparação justa, afinal, de fato, as atuações de Haaland são um verdadeiro evento e, assim como o fenômeno físico, não parece ser desse planeta. Contudo, para nossa sorte, não são raras as aparições de gala de Haaland, ou Haalandinho, como foi apelidado pelo público brasileiro.

O gigante norueguês – literalmente, 1,94 de altura -, com apenas 21 anos, já mostra que não é apenas uma promessa, mas sim uma realidade. Agora, novas dúvidas surgem nesse contexto. Assim, a principal delas é se conseguirá um dia ser melhor do mundo e, caso consiga, quando. E é sobre isso que a coluna Conceito Premier fala.

Haaland tem condições de ser melhor do mundo

A princípio, é difícil dizer aonde pode chegar o potencial de Erling Haaland, mas ao que tudo indica ele pode sim, no mínimo, disputar o maior prêmio individual do futebol. Apesar de não apresentar um futebol arte e cheio de firula, o senso de posicionamento e o aproveitamento é algo assustador, características que se refletem em números.

Com vários recordes quebrados, o jogador soma, até o momento, mais gols do que partidas na Champions League. São 21 gols em 17 jogos. Nas competições em que disputa, quase sempre figura na artilharia, tendo sido o que mais marcou em três oportunidades e um prêmio de melhor do ano nos tempos de Red Bull Salzburg.

Portanto, qualidade Haaland tem de sobra para conquistar o prêmio, e os números mostram isso. Porém, a disputa está cada vez mais acirrada e não deve acontecer em um futuro tão próximo. Assim, o atacante terá que manter o alto nível por um bom tempo ainda.

Até onde Haaland pode chegar
Haaland com a camisa do Red Bull Salzburg. O atacante chamou a atenção de gigantes jogando pelo clube austríaco. (Foto: Divulgação/Red Bull Salzburg)

As dificuldades rumo ao prêmio

Mesmo com os números absurdos, Haaland terá que contornar alguns obstáculos se quiser conquistar o prêmio individual. Assim, o primeiro deles pode não perdurar, que são títulos, tendo em vista que já é alvo de gigantes europeus. Apesar de hoje jogar, e muito, em um clube de expressão como é o Borussia Dortmund, os Aurinegros não chegam como favoritos em nenhum torneio que disputa.

O segundo e mais difícil é sua seleção nacional, que não disputa um mundial desde 1998 e passa longe de ser um protagonista no continente. Entretanto, a atual geração tem reais chances de voltar a uma Copa do Mundo. Assim, a exemplo de Modric, uma boa atuação no torneio pode ser crucial em uma eventual votação para o prêmio.

Até onde Haaland pode chegar?
Erling Haaland atuando por sua seleção. Junto a Odegaard, o atacante busca recolocar o país nórdico em uma Copa. (Foto: Reprodução/Erling Haaland)

Haaland já é mais que uma promessa

Por fim, Haaland já não pode ser considerado mais apenas como promessa. No entanto, o caminho rumo a ser melhor do mundo ainda é longo. Porém, mantendo as brilhantes atuações e conquistando títulos, o prêmio deve ser concedido ao norueguês futuramente. Afinal, talento e qualidade, Haalandinho tem de sobra!