Ataque terrorista mata dois suecos em Bruxelas e partida entre Bélgica e Suécia é suspensa

5 minutos de leitura

A partida entre Bélgica e Suécia, que acontece em Bruxelas pelas Eliminatórias da Eurocopa 2024, está suspensa depois de um ataque terrorista que matou duas pessoas na capital belga nesta segunda-feira (16).

De acordo com informações de veículos europeus, como o português “A Bola” e o belga “Het Laatste Nieuws”, um homem atirou e matou duas pessoas a seis quilômetros do estádio Rei Balduíno. O atirador teria afirmado ser membro da organização terrorista ISIS e querer vingar o povo muçulmano.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem de laranja, que estaciona sua moto e abre fogo contra algumas pessoas. É possível ver uma delas sendo atingida. Não houve confirmação oficial da motivação do ataque e o suspeito está foragido.

Também circula a informação de que as duas vítimas seriam torcedores da Suécia que estavam a caminho do estádio para assistir ao jogo.

Com a informação sobre o atentado circulando, torcedores começaram a deixar o estádio e a seleção sueca se recusou a retornar para o segundo tempo.

Depois de pouco mais de 30 minutos sem que as equipes retornassem do intervalo, o jogo foi oficialmente suspenso e o estádio foi lacrado, sem permitir entrada ou saída de torcedores.

Em seus perfis oficiais, a Federação Sueca de Futebol orientou que seus torcedores em Bruxelas permanecessem na arena por razões de segurança.

Às 18h50, horário de Brasília (23h48 no horário local), foi iniciada a evacuação dos torcedores no estádio. Primeiro saíram os belgas e, depois de toda a torcida mandante, os serviços de segurança conduziram a saída dos suecos para um local seguro.

Desenrolar dos acontecimentos em Bruxelas:

  • Por volta de 15h30 – Tiroteio mata dois suecos em Bruxelas, capital da Bélgica, a cerca de 6km do Estádio Rei Balduíno;
  • 15h45 – A bola rola para Bélgica x Suécia pelas Eliminatórias da Euro;
  • 16h – Notícias sobre o tiroteio começam a ser publicadas em veículos locais, agências internacionais e redes sociais;
  • 16h30 – Fim do 1º tempo de Bélgica x Suécia. Torcedores começam a deixar o estádio em reação ao noticiário;
  • 16h45 – Seleção da Suécia se recusa a retornar ao gramado;
  • Por volta de 16h55 – Estádio é fechado para fins de segurança e pouco depois partida é suspensa;
  • 18h50- Última atualização: início da evacuação dos torcedores no estádio. O autor dos disparos ainda não foi localizado.

A situação de Bélgica e Lukaku nas Eliminatórias da Euro

A partida, que é válida pela 8ª rodada do grupo F, e foi interrompida com placar empatado em 1 a 1. Gyokeres abriu o placar para os suecos e Lukaku empatou de pênalti. A Bélgica está classificada para a Eurocopa 2024, enquanto a Suécia não tem mais chances de conseguir vaga no torneio do ano que vem.

Em atualização.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]