O Arsenal estreou na Champions League 2024/25 com empate em 0 a 0 com a Atalanta no Gewiss Stadium, em Bérgamo, na Itália, nesta quinta-feira (19). O jogo teve David Raya como herói e o retorno do atacante Gabriel Jesus.
✅ Siga a PL Brasil no Threads, BlueSky e WhatsApp.
O brasileiro voltou com moral após desfalcar o time nos três últimos jogos por causa de um problema na virilha. Além de titular, Jesus foi o capitão na ausência do meia Martin Odegaard, que sofreu “séria lesão” no tornozelo esquerdo.
No entanto, o atacante não conseguiu levar perigo à meta da Atalanta e participou pouco do jogo no primeiro tempo. Tanto que, aos 12 minutos da etapa final, foi substituído.
O jornalista Sam Blitz, da “Sky Sports”, afirmou que o brasileiro não deve continuar entre os titulares no embate contra o Manchester City pela Premier League com base na atuação desta quinta.
— Certamente Arteta terá que escalar o alemão (Havertz) na posição de 9 no Etihad Stadium no domingo ao invés de Jesus, que decepcionou esta noite —, disse ele.
Primeiro tempo ‘morno’
Contudo, não foi apenas Gabriel Jesus que esteve abaixo no duelo. O Arsenal não deu indícios de que sentia falta do “maestro” Odegaard nos primeiros minutos. O time de Arteta foi bastante ofensivo após o apito inicial e focou em jogar no campo de defesa da Atalanta.
A pressão foi tanta que, aos 10 minutos, os Gunners já tinham 70% de posse de bola. Aos 13′, uma falta cometida pelo volante brasileiro Éderson gerou a chance mais perigosa da primeira etapa.
Saka bateu rasteiro e cruzado. O brasileiro Gabriel Martinelli fez bem a função de “atrapalhar” a barreira do time da casa, e a cobrança só parou em uma defesa nas pontas dos dedos do goleiro Marco Carnesecchi.
Pouco depois, aos 16 minutos, o ataque do Arsenal funcionou bem. Havertz ficou próximo à linha de fundo e tocou para Gabriel Jesus que, mesmo caído, conseguiu empurrar a bola para Martinelli. O jovem brasileiro finalizou por cima do gol.
Àquela altura, o Arsenal tinha quatro finalizações, enquanto a Atalanta registrou apenas uma. O jogo continuou com os visitantes no comando das ações até cerca de 25 minutos.
A equipe comandada por Arteta parou de atacar, e proporcionou aos treinados por Gian Piero Gasperini avançar em direção à meta de Raya.
Aos 29, o clube italiano chegou ao ataque com muita paciência. Após boa jogada, Retegui tocou para o belga De Ketelaere, que chutou para fora.
Raya foi pouco exigido e não fez nenhuma defesa difícil no primeiro tempo. Já na segunda etapa, as coisas mudaram.
Outro jogo na etapa final
Logo aos dois minutos, Éderson fez linda jogada em cima de Thomas Partey, que só conseguiu parar o brasileiro com falta dentro da área. O árbitro Clément Turpin assinalou pênalti para a Atalanta.
Retegui foi para a cobrança e chutou no lado direito da meta do Arsenal, mas parou em defesa de Raya. A bola sobrou livre para o atacante, que tentou marcar no rebote, mas o goleiro espanhol teve pronta recuperação e impediu o gol em cima da linha.
O ex-meia Robbie Savage, que passou por Manchester United, Leicester, Birmingham e Blackburn, disse que o arqueiro foi “inacreditável”.
— A do rebote foi uma das melhores defesas que já vi. Como ele se recuperou rápido —, afirmou o ex-jogador durante transmissão da “TNT Sports” da Inglaterra.
Já o ex-zagueiro do Arsenal Martin Keown destacou o comportamento de Raya antes da cobrança.
— Raya fez bem em manter a paciência e esperar Retegui, que demorou uma eternidade para cobrar o pênalti esperando o goleiro cair —, disse ele à “TNT Sports” inglesa.
O começo agitado dos últimos 45 minutos parecia indicar que o jogo seria emocionante, porém, o cenário continuou similar. Cuadrado até conseguiu boas arrancadas e levou certo perigo ao Arsenal na casa dos 30 minutos, mas foi só.
O Arsenal não conseguiu atacar com contundência, pelo contrário, errou muito mais passes. As bolas paradas, que poderiam ser as melhores chances dos Gunners, também não ameaçavam o goleiro Carnesecchi.