O Manchester City voltou da Espanha com um empate por 3 a 3 na partida diante do Real Madrid, nesta terça-feira (9), válida pelas quartas de final da Champions League. Depois de um confronto eletrizante, o meio-campista Rodri pediu descanso.
Em meio a uma sequência de 429 dias e 66 jogos invicto, o espanhol volta a comentar sobre seu tempo de jogo. Após o jogo, disse que precisa de descanso e que já está conversando com Pep Guardiola para ficar no banco em alguns jogos.
Rodri e o tempo de jogo no Manchester City
Rodri já havia falado com a comissão técnica dos Citizens sobre o assunto no começo da atual temporada. Na ocasião, frisou que jogou muitos jogos na temporada anterior, em que o City venceu a Tríplice Coroa, e que precisaria descansar mais nesta campanha,
Até o momento, isso não aconteceu. O espanhol fez 47 partidas por clube e seleção em 2023/24. Apenas nove jogadores de linha nas cinco principais ligas da Europa acumularam mais minutos do que os 3.497 do volante até agora. Phil Foden, inclusive, é um deles.
Caso avance para as finais da Champions League e da FA Cup novamente, assim como no ano passado, o time de Guardiola terá mais 13 jogos pela frente. Se Rodri jogar todos, chegará a pelo menos 60 partidas na temporada — e ainda terá a Eurocopa a ser disputada com a Espanha ao fim da temporada.
Ao fim da última campanha, ele já havia comentado sobre esse exato número, dizendo que “jogar 60 jogos no ano não é saudável”. Também reforçou que não poderia forçar seu corpo ao limite pelo segundo ano consecutivo.
— Eu preciso de descanso. É algo que estamos planejando. Vamos ver como conversamos, como vivemos a situação. Às vezes é o que é e eu preciso me ajustar — disse o jogador após o jogo contra o Real Madrid.
Quem substitui Rodri?
Assim como Guardiola fez com Busquets, que se tornou praticamente insubstituível no Barcelona, Rodri não tem um substituto a altura no elenco do City. Kovacic jogou como volante quando o espanhol esteve suspenso, em setembro do ano passado, mas teve dificuldades e a equipe perdeu para os Wolves.
Guardiola havia sido questionado sobre o cansaço do espanhol na vitória do Manchester City contra o Crystal Palace, no último sábado, pela Premier League. Na ocasião, Rodri cometeu alguns erros.
— Normalmente os jogadores parecem cansados quando o time não está jogando bem. Você viu cansaço no segundo tempo com Rodri? De jeito nenhum. No primeiro tempo ele estava muito cansado, estava errando demais, nosso processo não estava bom. Ele estava em posições que não deveria estar – disse o treinador naquele momento.
O volante reforçou que o descanso é importante e que cada um pode melhorar, até ele mesmo, se puder se recuperar. “Mas precisamos descansar para ser honesto. Eles (Real Madrid) estavam um pouco mais frescos no primeiro tempo do que nós, é normal”, disse.
— Mas acho que a mentalidade da equipe de ir contra eles e voltar com esses gols (no segundo tempo) resume a mentalidade de campeões que somos. John (Stones) estava incomodado e teve alguns problemas no final, mas mostrou sua coragem porque sabia que o time precisava dele. Ele não disse ‘preciso sair’, ele ficou até o final – é esse tipo de coisa que vamos precisar.