Como forma de homenagem ao Dia da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (8), o Liverpool fez uma série de postagens em suas redes sociais exaltando a força feminina. Um importante jogador da equipe de Jürgen Klopp apontou a brasileira Marta como um grande exemplo de mulher.
O atacante Diogo Jota foi desafiado pelo clube a citar mulheres que o inspiram e significam muito para sua vida. O português exaltou a Rainha do Futebol, além de destacar a tenista Serena Williams, a maratonista Rosa Mota e, claro, sua mãe, sua avó e sua esposa.
Dia da Mulher: o significado de Marta para Diogo Jota, do Liverpool
O jogador escolheu ícones esportistas para celebrar o Dia da Mulher. No futebol, Jota ressaltou a força de Marta para que outras garotas pudessem passar a praticar o esporte, antes marginalizado por boa parte da sociedade para o público feminino.
—Obviamente, no futebol, nós temos no Brasil a Marta. Ela é como uma melhor jogadora de todos os tempos que venceu muitas coisas e fez uma grande diferença para que as mulheres pudessem entrar no meio do futebol.
⚽️ Marta
🏃♀️ Rosa Mota
🎾 @serenawilliamsOn #InternationalWomensDay @DiogoJota18 celebrates the female role models that have inspired him and those who mean most to him ❤️ pic.twitter.com/LacTh8zr38
— Liverpool FC (@LFC) March 8, 2024
O legado de Marta no futebol feminino e no esporte como um todo fala por si só. A brasileira foi eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo pela eleição da Fifa. Além de diversos outros prêmios individuais, a camisa 10 levou o Brasil ao vice-campeonato mundial em 2007 e também brilhou por diferentes campeonatos nacionais, como na Suécia e nos Estados Unidos.