Estrela do futebol mundial e um dos maiores jogadores da história do futebol mundial, o ex-meia Luís Figo quase trocou o Real Madrid pelo Liverpool. Ele revelou destalhes da negociação que poderia ter ocorrido em 2005.
Em entrevista ao portal “Goal”, o lusitano disse que a transferência estava perto de ser concretizada após o título dos Reds na Champions League de 2004/05. No entanto, sua ida não foi concretizada — e Figo joga a responsabilidade para o clube inglês.
O ‘quase’ de Figo no Liverpool
O craque admitiu que a mudança para Anfield era uma possibilidade bastante próxima naquela época.
— O Liverpool na época estava com problemas para se decidir se me contratava. Então eu decidi não ir para lá. — afirmou.
Figo se incomodou com a indecisão e a demora para tomar decisões dos Reds. Segundo ele, o clube o fez esperar e deu desculpas que não condiziam com suas atitudes no mercado de transferências.
— Não sei (o que eles estavam esperando). Toda semana eles diziam, ‘Estamos esperando para fazer isso’, e então contratavam um jogador. ‘Estamos esperando’, e então contratavam outro — desabafou o ex-jogador.
Depois do título da Champions League, o Liverpool fez poucas contratações para o início da temporada 2005/06. As principais e mais caras foram os jovens Mohamed Sissoko, Peter Crouch e Pepe Reina — que, somados, custaram 32 milhões de euros.
Não ir ao Liverpool o levou ‘à melhor decisão da vida’
Apesar de ter levado a Bola de Ouro de 2000, Figo era um veterano em 2005. Aos 32 anos, o então jogador do Real Madrid não quis esperar a indecisão dos ingleses e decidiu se juntar à Inter de Milão.
Segundo ele, se transferir para os gigantes italianos foi a melhor decisão da sua vida. E tudo se acertou depois de uma única reunião com o então dono do clube, Massimo Moratti.
Embora a transferência para o Liverpool não tenha acontecido, Figo não se arrepende da sua decisão. Ele disse que se sentiu muito amado e cuidado na Inter, e que os quatro anos que passou no clube foram “incríveis”.
Em Milão, Figo conquistou quatro títulos da Serie A e uma Copa da Itália. Ele marcou 11 gols e deu 36 assistências em 140 partidas pelo clube. Ele ainda trabalhou no clube como diretor depois de se aposentar, em 2009.
A carreira de Figo:
- 249 jogos pelo Barcelona
- 45 gols
- 69 assistências
- 2x LaLiga
- 2x Copa do Rei
- 2x Supercopa da Espanha
- 1x Supercopa da Uefa
- 1x Recopa Europeia
- 1x Bola de Ouro
- 245 jogos pelo Real Madrid
- 57 gols
- 93 assistências
- 1x Champions League
- 2x LaLiga
- 1x Supercopa da Uefa
- 2x Supercopa da Espanha
- 2x Mundial de Clubes
- 140 jogos pela Inter de Milão
- 11 gols
- 36 assistências
- 4x Serie A
- 3x Supercopa da Itália
- 1x Coppa Itália
- 23 jogos no Sporting
- 5 gols
- 3 assistências
- 1x Copa de Portugal